• Home
  • Serviços
    • Agência
    • Cursos
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
    • Webinars
  • Depoimentos
  • Orçamento
  • Home
  • Serviços
    • Agência
    • Cursos
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
    • Webinars
  • Depoimentos
  • Orçamento
  • (14)99890-5224

Marketing Digital para Software House. Dicas de como aplicar em 2021.

Software House. As Software houses são empresas especializadas em planejar, desenvolver e comercializar serviços tecnológicos personalizados, incluindo todas as soluções de software possíveis.

Considera as especificações solicitadas pelo cliente, elabora o projeto, cria o algoritmo e a lógica de funcionamento do sistema, define a linguagem de programação e por fim realiza a integração de todas as funcionalidades para atender a necessidade do cliente.

Além de desenvolver o sistema, a software house oferece suporte ao cliente, fornecendo o atendimento necessário para que o usuário tenha acesso a todas as funções do sistema, até mesmo realizando a manutenção do software quando necessário.

Assim, como toda empresa, a de software precisa promover-se, buscar visibilidade, conquistar seu espaço no mercado e atrair clientes. Nesse sentido, o Marketing digital chegou para realizar essa tarefa.

MKT Digital

O Marketing Digital promove ações de comunicação no meio on-line e em outros meios digitais para criar e desenvolver a presença digital, visando amparar as redes de relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver a identidade da marca.

Vantagens do Marketing Digital

Interatividade: proporciona uma melhor experiência ao cliente, que consegue interagir com a empresa por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Análise e mensuração: possibilita analisar a efetividade da ação, calcular o retorno sobre o investimento, o custo de aquisição de clientes, definir métricas precisas, identificar falhas rapidamente e corrigir os desvios quando necessário.

Alcance e direcionamento: milhares de pessoas são alcançadas pelo meio digital, com a segmentação e a definição de quem deseja atingir, é possível direcionar as ações para o público específico.

Inbound Marketing e Outbound Marketing. Qual a diferença?

O inbound marketing consiste em um conjunto de estratégias com o objetivo de atrair o público por meio da produção de conteúdo relevante. O consumidor procura e encontra a solução por conta própria, sem a necessidade daquela publicidade tradicional, pura e persuasiva. Assim, o inbound desperta o interesse do cliente em conhecer a solução apresentada. No decorrer do processo, a curiosidade desperta uma necessidade e em um momento posterior a venda é concretizada. 

O outbound marketing é um processo de prospecção ativa de público desejado, utiliza-se a tecnologia para segmentar e realizar abordagem do cliente pelas mais variadas mídias, como Google Ads, Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube e e-mail marketing.

Como elaborar um plano de marketing?

O primeiro passo é definir o objetivo de curto, médio e longo prazo, se for mais de um, saiba identificar o objetivo principal e os secundários. O objetivo deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Por exemplo, dobrar a quantidade de leads qualificados no prazo de seis meses.

Com os objetivos ajustados, deve-se criar os indicadores de performance (KPIs) e definir as métricas, como retorno sobre investimento, custo de aquisição de clientes, número de visitantes, taxa de conversão, dentre outras, para avaliar a performance do processo e identificar falhas rapidamente.

Em seguida, faça o detalhamento da persona (pessoa que tem o poder de decisão de compra ou que influencia a decisão) descrevendo a idade, estilo de vida, hábitos, preferências, ambições, medos, problemas, de forma que o conteúdo a ser produzido seja interessante para ela. Quanto mais detalhes, mais direcionada e assertiva será a abordagem.

Estratégias do marketing digital

Existem várias estratégias de marketing digital, cada uma com seu objetivo e direcionamento, novas tendências vão surgindo e criando novas técnicas a todo momento. As principais estratégias para 2021 são as seguintes:

Inbound Marketing: o objetivo dessa estratégia é ser encontrado pelo público, fazer com que cheguem até a empresa. Para isso deve-se entender a necessidade do público e oferecer uma solução adequada para as suas expectativas.

Marketing de Conteúdo: produz conteúdo relevante e coloca a marca no radar das pesquisas do cliente, demonstra expertise, aumenta o reconhecimento da marca, cria autoridade e promove a educação do mercado. Os conteúdos são desenvolvidos com o objetivo de atrair e encantar a persona.

SEO (Search Engine Optimization): significa otimização para mecanismos de busca, é uma técnica que melhora o rankeamento da marca e faz com seja apontada nas pesquisas. Alguns detalhes, palavras-chave e disposição do conteúdo, por exemplo, podem influenciar significativamente os resultados.

Redes Sociais: adaptar-se a conectividade e ao no perfil do consumidor é indispensável para garantir a competitividade no mercado. A empresa precisa estar presente onde o público está. É um canal de interação direta, uma oportunidade valiosa para nutrir os leads, gerar valor para o cliente e fortalecer o relacionamento.

E-mail Marketing: é a estratégia de enviar mensagens a um grupo de contatos. As mensagens devem ser claras e diretas. A lista de contatos deve ser construída, ou seja, os contatos devem ser conquistados por meio do conteúdo divulgado, para que os próprios interessados informem o e-mail e demonstrem interesse no seu conteúdo.

Site institucional: divulgar os serviços e produtos em um site institucional aumenta a credibilidade do negócio, disponibiliza canais de contato e pode fazer o direcionamento para uma landing page com disponilização de demonstrações e materiais relevantes para captar leads qualificados.

Gestão de Leads: essa estratégia conduz o visitante até a efetiva venda. Um visitante, a primeiro momento, é atraído por conteúdos que despertem interesse e curiosidade, ainda que não tenham interesse no software, entretanto, a gestão de leads realiza ações para filtrar os visitantes e segregar aqueles que possuem real interesse no produto. Esses são os leads. Quando são identificados devem ser nutridos até que estejam preparados para efetuar a compra.

Automação de Marketing: é uma estratégia que utiliza a tecnologia para agilizar os processos, permite fluxos de trabalho e de comunicação mais eficientes, auxilia no armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos.

Além das estratégias comentadas nesse artigo, existem uma infinidade de opções que podem ser combinadas para potencializar os resultados do seu negócio.

Por que a sua software house precisa trabalhar com o Instituto Marketing?

O Instituto Marketing conta com a funcionalidade de automação de marketing, simplifica o relacionamento com leads e clientes, gerencia todos os processos do software de automação RD Station Marketing e CRM, além de muitas outras funcionalidades.

Somos a principal agência de marketing digital do Brasil especializada em vender software!

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas!

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA!
  • marketing digital para software house
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
PrevPreviousDicas de automação de marketing para software houses
NextDefinindo o ICP e a Persona de sua Software HouseNext

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

ÚLTIMOS POSTS

automação de marketing e vendas

Os 5 pilares da automação de marketing e vendas para software house

Como vender software na era da inteligência artificial

Como vender software na era da inteligência artificial

Tráfego Pago Para Vender Software: Entenda Passo a Passo Como Fazer

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Copyright © 2024 – Instituto Marketing – Todos os direitos reservados.

Siga-nos!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Instituto Marketing a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Politíca de Privacidade
ENTENDI E ACEITO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR