Veja a nossa entrevista com o fundador do Instituto Marketing, a única agência do Brasil 100% especializada em Marketing Digital para Software Houses
Edson Gonçalves, 37 anos, mariliense, casado, pai e também é o fundador do Instituto Marketing. Nós o convidamos para uma entrevista para saber mais sobre seus valores, opiniões e contar seus segredos de fazer do IM uma empresa de Marketing Digital de tanto sucesso no segmento de Software Houses 😎💻, confira!
Entrevistador(a): Lais Luz, Head de Redação do Instituto Marketing
Entrevistado: Edson Gonçalves, CEO do Instituto Marketing
É sempre bom saber mais sobre os profissionais do Marketing Digital desse Brasilzão e, por isso, aproveitamos para entrevistar e conhecer um pouco mais do Edson, esse ser humano super inteligente e alucinado por inovação, que soube juntar a tecnologia dos softwares com o marketing digital, gerando excelentes resultados de vendas para esse público e mostrando que agência de marketing digital com segmentação é um ótimo negócio! Inspire-se:
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(Lais Luz) – Defina você mesmo: Quem é o Edson?
(Edson) – Bom, o Edson (risos)…o Edson é uma anomalia existencial (risos)… Eu, às vezes, penso que estou indo ao contrário de todo mundo, o que eu estou pensando é sempre diferente de todo mundo, me sinto constantemente na contramão.
Maaas, o Edson é uma pessoa igual a qualquer outra que está tentando construir o seu legado na terra, com vontade imensa de deixar boas coisas para meus filhos, meus netos, deixar boas lembranças para as pessoas que conviveram comigo, enfim, deixar coisas boas ficarem.
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(L) – Onde o Edson nasceu e qual foi a sua trajetória até aqui?
(E) – Eu nasci em Marília-SP, sou casado e tenho 3 filhos: um de 3 anos, um de 5, e um que está no ventre da Deise, minha esposa. Me formei em Administração, depois parti para um MBA em Marketing na FGV. Eu trabalho desde cedo, sei lá, desde os 12 …ou 13 anos e já fiz muita coisa nessa vida! Já fui legionário, office boy e servente de pedreiro.
No meu primeiro trabalho com carteira assinada, comecei a lidar com essa área comercial, mas antes eu era um menino que gostava muito de tecnologia e programação, porém, como comecei a trabalhar com comercial de uma empresa de bebidas, eu me apaixonei! Foi uma escola tremenda para mim e fiquei nela por 8 anos.
Foi quando resolvi abrir uma empresa de Marketing tradicional, a Projecta, e com o tempo saí e deixei ela com meu amigo e sócio, já que me interessei por Marketing Digital, que era algo novo na época, eu queria estudar mais e trabalhar com isso.
Fiquei um tempo vendendo infoprodutos, cursos on-line e isto é interessante pois você mexe com tudo ligado ao Marketing Digital, o que despertou o interesse de algumas pessoas à minha volta, querendo consultoria para suas empresas e… quando eu vi que isto estava recorrente, resolvi criar o Instituto Marketing.
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(L) – Conte-nos a história do Instituto Marketing?
(E) – A agência no início era só eu e um designer freelancer, e como eu precisava de faturamento, peguei posto de combustível, escritórios de contabilidade e investimentos. Eu não tinha ainda a empresa segmentada no que ela está atualmente, que é exclusivamente Software Houses, mas, desde que eu comecei, sabia que precisava segmentar porém ainda não sabia qual o nicho.
Foi a partir do segundo ano que eu percebi que algumas Empresas de Software que chegaram até mim, estavam tendo melhores resultados do que os outros segmentos e eu percebi que este setor, o de tecnologia, estava carente de um bom serviço de Marketing Digital e foi aí que começou.
Hoje, 100% dos meus clientes são Software Houses e a agência é especializada neste setor, o que torna uma vantagem competitiva nossa e tem dado muito certo.
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(L) – Qual é o maior desafio de atuar em uma agência de marketing digital?
(E) – O desafio é ter uma empresa maior, que não depende mais só de você. Talvez o maior desafio também seja encontrar pessoas para trabalhar ali na mesma vibe que você, que irá fazer de tudo para a empresa crescer, que fará o trabalho tão bem quanto você faria. E as pessoas são diferentes, saber lidar com pessoas é um desafio tremendo!
O meu desafio com o IM é construir algo relevante e levar meus colaboradores uma vida digna, confortável (emocionado), acho que é por aí… a gente merece ter as coisas.
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(L) – O que é marketing digital para você?
(E) – MKT Digital para mim é Marketing e sempre foi. As pessoas separam os conceitos, mas marketing é marketing de qualquer maneira.
A criação de conteúdo para alavancar vendas sempre existiu, o que aconteceu é que o MKT Digital veio e mudou as regras do jogo para vendas, é como se fosse assim: o Marketing Digital chega e fala: “Olá, tudo bem? Eu sou o Marketing Digital, comigo você pode ter o mesmo resultado que você tem com a TV e Jornal, só que mais barato e melhor!
Eu vou mostrar pra você todas as métricas, tudo o que vocês estão gastando e é uma economia grande se for comparar com as mídias tradicionais”… Um outdoor, por exemplo, você não consegue metrificar o alcance nem resultados da sua ação, mas no Marketing Digital sim.
E o resultado do Marketing Digital é bem melhor, porque ele democratizou o mercado, em termos de competitividade.
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(L) – Como você enxerga hoje o mercado de Software no Brasil e as oportunidades provenientes do marketing digital para este setor?
(E) – Bom, quando falamos de Software House, podemos pensar que software está em tudo, desde um chão de fábrica a um ERP que gerencia toda uma empresa, e isso está totalmente em alta, não só no Brasil, como no mundo todo.
O setor de tecnologia como um todo está aquecido e tem crescido de 30 a 40% anualmente. Estão surgindo mais empresas de software, está gerando muito mais empregos.
A própria situação da pandemia em 2020, drástica, porém forçou um avanço tecnológico, altamente necessário para salvar inúmeros negócios do aperto. Em resumo, o mercado de software hoje está em alta e todas as empresas ao redor só têm a ganhar com isso!
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(L) – Por que atuar no marketing digital exclusivamente para Software Houses?
(E) – Segmentação estratégica de negócios. Quando alguém abre uma empresa, ninguém é capaz de atender todo mundo bem de uma só vez.
Eu acredito que toda empresa quando abre, precisa escolher o segmento, talvez ela não faça isso de início, mas com o tempo ela vai chegando ao nicho com o qual ela trabalha melhor.
Afinal, quem tenta atender todo mundo, acaba não atendendo ninguém. E eu vi uma oportunidade e estamos atuando até hoje, pode ser que abriremos outros setores futuramente, não sabemos ainda.
Acredito e batalhamos diariamente para virarmos referência em Marketing Digital para Software Houses.
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(L) – É possível uma Software House sobreviver sem o marketing digital?
(E) – Eu diria que é possível, porém não é aconselhável, pois um concorrente que está investindo no Marketing Digital irá crescer, sei lá, 10x mais do que a empresa que não usa o Marketing Digital. Ou seja, se ele quer que a empresa dele dure, ele precisa investir sim.
Cedo ou tarde, uma software house precisa ir pro Marketing Digital de forma profissional, caso contrário, ela ficará bem atrás de seus concorrentes e os resultados não vão vir.
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(L) – O que o Instituto Marketing faz?
(E) – Nós somos uma agência de Marketing Digital e implantamos projetos estratégicos de Inbound Marketing em Softwares Houses. Dentro desse segmento existe um negócio chamado geração de leads qualificados (pessoas interessadas em um produto ou serviço).
Existem várias estratégias que fazem parte do Inbound e, com base nelas, geramos leads qualificados para comprar os sistemas da empresa de software. Então, nossa estratégia é totalmente focada em resultados. A nossa razão de existir é conectar pessoas a bons softwares!
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(L) – Quais os maiores resultados e cases de sucesso que você pode compartilhar conosco?
(E) – Já tivemos diversos cases de sucesso, a maioria das empresas que pegamos a gente entrega ótimos resultados, já dobramos a quantidade de leads em 6 meses… então, vai da empresa confiar em nosso trabalho que os resultados acontecem.
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(L) – Conte-nos algo que te orgulha em sua trajetória, que te lembra de jamais desistir.
(E) – Construir projetos do zero, ter bons relacionamentos, ajudar as pessoas, ver uma evolução dos meus colaboradores… gosto muito quando reencontro um ex-aluno na rua e vejo sua evolução, isso tudo me dá orgulho!
Eu vim da extrema pobreza então eu quero ver as pessoas crescerem, ter oportunidades, o tempo passa e a gente precisa pensar na nossa trajetória, um caminho legal e digno.
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(L) – De que maneira o Edson e sua equipe do Instituto Marketing podem ajudar uma software house?
(E) – A gente ajuda a empresa a ter resultado através da internet. Nós temos uma equipe bombástica que gera leads qualificados e entregamos a certeza que a Software House vai ver o seu software sendo vendido como se vende um software e não como se vende um alface (risos).
A equipe do IM sabe vender tecnologia, atrair leads com conteúdos B2b, mostra os resultados, mostra o aumento nas vendas, então, a Software House vai ver a diferença, o antes e depois.
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(L) – O que você diria para um gestor de uma software house que está desistindo do negócio dele? Tem salvação?
(E) – Não tem porque desistir, qualquer empresa que abrimos, precisamos entender que passará por crises e isso faz parte da trajetória, nada é mil maravilhas! São os perrengues que passamos para sermos o que somos, isso faz você ser forte e ter resiliência.
Eu diria: não desista! A gente nunca perde, a gente aprende, entendeu? Sempre tem um lado bom nas perdas. E cara, se a sua Software House não está indo bem, não está realizando vendas isso não é um mal sinal, isso é um bom sinal de que é hora de você rever suas estratégias e mudar suas ações de marketing.
É pleno sinal de que você precisa aplicar o Inbound Marketing pra ontem!
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Essa foi a nossa entrevista com Edson Gonçalves, CEO do Instituto Marketing!
Escreva aqui nos comentários abaixo quais perguntas você gostaria de fazer para o Edson ou quais questões você desejaria que ele te respondesse.
E se quiser saber em que pé está o desempenho da sua software house no meio digital, preencha o formulário e agendaremos um bate-papo com nosso especialista em marketing digital para software houses