Entenda a importância da humanização sua marca e os benefícios que isso pode trazer para sua empresa de software
O que é e qual a importância da humanização dos conteúdos?
O marketing trabalha sempre com três pilares: avanços tecnológicos, mercado e consumidores. Estando muito além de frases impactantes, o marketing tem a função de acompanhar e entender as transformações desses pilares. E o mais importante, sem dúvida, é o consumidor, uma vez que faz os outros se movimentarem.
Com o surgimento das redes sociais e adesão do público, as empresas perceberam a necessidade de estar presente nesse meio e mais ainda, de ter uma boa comunicação com o consumidor.
Afinal de contas, pessoas se conectam com pessoas. Isso faz com que sua software house tenha a necessidade de se conectar com seus consumidores de forma verdadeira.
Dessa forma, as empresas passam a abandonar o atendimento robotizado e ensaiado, para buscar uma conexão mais profunda com seus clientes, no qual entende suas dores e necessidades, proporcionando um contato muito mais forte.
Com isso, as empresas estão buscando desenvolver conteúdos mais humanizados, fugindo do tradicional e colocando as pessoas em foco.
Trata-se de uma técnica que tem como conceito básico a necessidade de entender de verdade a realidade dos seus clientes, estar ligado com os seus interesses, criando assim, uma relação de extrema confiança.
Essa humanização busca criar um vínculo mais sincero com o cliente, e para isso utiliza-se um tom mais espontâneo e uma linguagem mais coloquial. Tudo isso sem deixar de transmitir em suas falas, valores e a própria essência da empresa.
Será que existem benefícios na humanização dos conteúdos?
Ao se buscar o conteúdo mais humanizado, sempre surge a dúvida sobre a real eficácia e quais benefícios têm em buscar criar um elo com o consumidor. Mas, ao deixar de ver o consumidor apenas como um número e buscar se aproximar dele de forma sincera, você cria um laço de fidelidade com aquele cliente.
Com o laço criado, sua software house ganha um diferencial. Uma vez que seu cliente se sente valorizado, ele tende a indicar e divulgar seus serviços aumentando a credibilidade e relevância da sua marca.
Quando sua empresa é indicada, as vendas acabam acontecendo de forma rápida e fácil, aumentando assim, o tão desejado faturamento.
Na hora de fazer essa humanização, busque sempre trazer os valores da sua marca para as conversas. Posicionar-se de acordo com os ideais que sua empresa prega irá trazer o público para perto de forma mais sincera e benéfica.
Como implementar a humanização em sua Software House?
Não pense que criar essa humanização da sua empresa de software é a coisa mais complicada do mundo, muito pelo contrário, com a escolha certa tudo fica mais fácil. Para ajudar você a melhorar a criação dos conteúdos humanizados, vamos falar sobre as possibilidades de implementação, são elas:
1. Investir fortemente em storytelling de qualidade
A principal maneira de humanizar sua marca, sem dúvidas, é contar uma história forte e que faça sentido com a trajetória da sua empresa de software. Dessa forma, você dá vida à sua empresa de software, transformando algo sem graça em algo atraente e totalmente diferenciado. E nada melhor do que criar um recurso visual para ajudar na identificação do público.
Essa identificação visual pode ser feita por vídeos mostrando a produção e a rotina de trabalho, imagens do dia a dia das atividades e relatos dos funcionários, e a criação de um mascote personalizado.
Muitas empresas vêm adotando a ideia de ter um mascote para ajudar na humanização da marca, inserindo neles os ideais da empresa e deixando-o acessível e próximo ao público.
2. Falar com a sua persona e não para ela
Um conteúdo humanizado consiste em, nada mais nada menos, que deixar suas redes sociais com um ar mais humano e real. Ou seja, não publique para o cliente, e sim por ele. Para isso, pergunte o que o cliente precisa, quais são suas necessidades e seus interesses, assim é possível desenvolver conteúdos relevantes que farão com que o cliente crie um sentimento de amizade e identificação com sua empresa de software.
Criar questionários e fazer perguntas ajuda a engajar tanto pequenas quanto grandes ações de marketing em redes sociais. E tendo um engajamento alto, sua empresa de software será capaz de atingir um número maior de pessoas, aumentando as chances de fidelizá-las.
3. Fazer tudo que esteja ao alcance para engajar o público
Como dito anteriormente, um engajamento alto permite que suas postagens e publicações atinjam um número maior de pessoas. Dessa forma, o ideal é sempre buscar esse engajamento.
Conversas sinceras com o público-alvo acabam sendo uma grande ajudante nesse quesito, dessa forma, você pode sempre pedir a opinião dos seus clientes, criar enquetes, fazer desafios e outras ações que estimulem a interação com os seus conteúdos.
4. Mostrar que existe uma pessoa por detrás das redes
Uma marca é constituída por pessoas e não só pelo produto. Então mostre essas pessoas! Deixe o público conhecer quem é que fez o atendimento e quem cuida de cada etapa. Quanto mais próximo o cliente se sentir da sua empresa de software, mais engajamento isso irá gerar.
5. Adaptar os valores da empresa
Não adianta apenas falar, tem que fazer. Sua empresa de software não pode ser humanizada apenas nas redes sociais, mas como também no dia a dia. Busque sempre estar conectado com seus colaboradores, interagir com eles e conhecê-los. Um ambiente de trabalho saudável faz a diferença para o público.
Apesar de requerer muitas etapas, humanizar uma empresa não é nada de outro mundo, mas não são tão simples de serem colocadas em prática, já que exige muito tempo e dedicação, que podem faltar em uma rotina intensa dentro da sua empresa de software.
Mas não se preocupe, com a agência de marketing digital certa tudo pode ser mais simples e efetivo!
Humanizar conteúdo é com o IM!
Apesar de parecer simples, a humanização de uma marca requer muitos cuidados e dedicação. Com isso em mente, tudo é possível.
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O IM entende a importância da humanização e está sempre por dentro de todas as tendências. Tem como missão buscar compreender e se conectar com a persona em primeiro lugar, conversando e interagindo com seus consumidores de forma humanizada.
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