Software House. Entenda mais sobre a construção de heróis de filmes e compreenda como construir a imagem de sua software house seguindo o modelo de roteiro de sucesso.
Sabia que os filmes de heróis servem de inspiração para a construção da imagem de sua marca junto aos potenciais clientes?
A verdade é que praticamente todas as pessoas gostam de acompanhar a jornada de um herói, e usar essa estratégia na construção da imagem da marca possibilita uma aproximação ao público.
Confira como a jornada do herói pode ser eficiente para sua software house ter uma imagem de destaque no mercado.
Antes de mais nada, você sabe o que é jornada do herói?
A jornada do herói é construída com persuasão e criatividade, para que o espectador se identifique com o momento vivenciado pelo personagem.
Na jornada do herói existem 12 passos, que podem e devem ser aproveitados para a imagem da marca como inspiração. São eles:
1. O mundo comum: etapa de ambiente inicial que mostra o personagem, como ele é, onde vive e mais informações para gerar identificação;
2. Chamado à aventura: o processo começa quando o personagem tem algum conflito que o tira de sua rotina habitual, desafiando em relação a aspectos que são importantes para o personagem;
3. Recusa do chamado: a recusa se dá por medo ou hesitação diante de um grande desafio;
4. Encontro com o mentor: o mentor é quem dá apoio para que o herói siga em seu desafio, auxiliando com treinamento, conselhos, poderes ou outras demandas;
5. Travessia do primeiro limiar: essa travessia é marcada pela chegada de algo desconhecido no enredo, seja a aquisição de novas habilidades ou descoberta de segredos;
6. Provas, aliados e inimigos: uma vez que o herói começou sua jornada, ele terá obstáculos gradativos até que se torne o grande personagem final com o qual todos se identificam, para isso enfrentará provas, dificuldades e terá aliados;
7. Aproximação da caverna secreta: na sétima etapa da jornada existe conflito interior que o prepara para os próximos desafios;
8. Aprovação: seja um teste físico de grande dificuldade, enfrentar um inimigo poderoso ou outra dificuldade, o herói terá a aprovação após um grande conflito;
9. Recompensa: a transformação em uma pessoa mais forte é simbolizada pela recompensa após vencer tantos desafios na jornada;
10. Caminho de volta: o caminho de volta oferece grande reflexão, sem tantos perigos;
11. Ressurreição: chegado ao ponto alto da história o inimigo mais temido ressurge, exigindo maior força e habilidades do herói;
12. Retorno: a última etapa da jornada consiste justamente em resolver todas as questões, encerrando com louvor o retorno do herói para sua vida.
Pense que o herói é a solução que sua empresa de software oferece, e o grande vilão é o problema que os gestores têm.
Dessa forma, todas as etapas podem ser aplicadas para seu marketing de conteúdo. Gerando mais engajamento para sua marca e conhecimento das fragilidades do público, tendo a possibilidade de conhecê-lo melhor e entender como ajudar e solucionar os problemas.
Mas em que os heróis podem influenciar na imagem da sua empresa de software?
Todo roteiro de filme de herói é pensado para que a imagem do personagem principal seja capaz de impactar, positivamente, o público-alvo.
Assim deve ser feito no processo de firmar a imagem de sua software house. Seja uma estratégia de branding para criar uma imagem assertiva ou rebranding para corrigir erros na sua comunicação que afastam o cliente, ou seja, é útil se inspirar na jornada do herói em qualquer situação
Tratando a imagem de sua marca como uma persona capaz de mudar, que está apta para enfrentar desafios, mas sem abrir mão de seus princípios, é possível perceber a semelhança entre os universos.
A jornada do herói é capaz de impulsionar seus resultados por possibilitar que sua marca se aproxime do público de forma humanizada.
Dando uma voz, sentimentos, objetivos e uma série de características para a software house.
Quando existe necessidade de rebranding, isto é, quando o personagem muda da água pro vinho, é essencial fazer uma mudança estratégica e pensada para seu público.
No universo dos filmes, o próprio Hulk revela um rebranding importante ao longo dos últimos anos.
Construir a imagem de sua marca é importantíssimo para que a sua software house se posicione de forma coerente no mercado.
E a jornada do herói é uma base importante para tal, como inspiração para se posicionar enquanto marca. Funcionando como um roteiro para seu marketing digital narrar uma história que engaja o público, criando ao longo do caminho fãs fiéis.
Benefícios de implementar tal estratégia na imagem da sua empresa de software
A estratégia de criar conteúdo baseado na trajetória do herói funciona para todas as marcas, inclusive funcionou para a própria Marvel ou até mesmo a DC.
Tendo em vista que, a estratégia funciona e desencadeia uma série de benefícios para a construção da imagem da marca, como:
1. Despertar curiosidade e desejo, se destacando da concorrência
Despertar curiosidade no público sobre seu serviço possibilita o desejo de consumir tudo que a marca oferece.
Prova disso é que a Marvel e DC fazem suspense sobre os próximos filmes, lançando informações pontuais que aguçam a curiosidade e levam o público a bater recorde de bilheteria.
2. Transmitir uma experiência única com sua marca e produto
Para proporcionar uma experiência é importante que seu público tenha engajamento com a sua marca.
A experiência faz com que o público se envolva com a empresa e não queira abrir mão da marca, possibilitando fidelização de seus clientes na software house.
3. Tornar sua marca forte e fiel, nunca falhar na persona
A sua marca terá valores, como ocorre com o Capitão América, mesmo que as situações mudem, ele segue fiel aos seus valores.
O que não significa que ele não se adapta às situações. Mas que na verdade ele lida com as demandas sem deixar de ser quem ele é. Essa é a imagem que seu público precisa ter de sua empresa.
Cada filme da Marvel e DC acaba nos trazendo lições importantes sobre branding, para quem assiste prestando atenção aos detalhes, como:
- Investir na divulgação da marca pode trazer resultados impressionantes
O Capitão América é a prova de que ser um herói nacional é importante, as pessoas o reconhecem e aplaudem suas ações. Graças a divulgação de seus feitos.
Ou até mesmo o Batman, nos últimos meses só se fala do novo lançamento com o rebranding, utilizando o novo ator Robert Pattinson. Investir na divulgação pode ser o auge da sua bilheteria.
O mesmo pode ser executado em sua software house. Afinal, ser uma marca reconhecida oferece ótimos benefícios no mercado.
- Ter clientes fiéis que defendem sua empresa de software
Pantera Negra é um exemplo que mostra os valores locais, a união e a cultura como comunidade em Wakanda, aspectos que também podem ser revelados sobre sua empresa para os clientes.
De modo que, cada consumidor se torne um fã da empresa e com isso, exista divulgação gratuita dos clientes satisfeitos para com seus serviços.
- Criar a estratégia certa de branding para se destacar no momento adequado
Hulk era um personagem que causava medo, com uma mudança em seu branding no momento certo ele passou a ser amado pelo público.
Se destacar no momento adequado possibilita que sua empresa tenha estrutura suficiente para atender às demandas. Passando a ser uma software house reconhecida pela qualidade que entrega a cada cliente.
- Conhecer seu público e entender como agradá-lo
A Mulher Maravilha ganhou um filme solo em um momento marcante, onde o público estava carente de uma heroína.
Conhecer o público-alvo possibilita que sua empresa se posicione de forma a agradar no momento correto, para fidelizar e potencializar resultados.
E como o IM pode ajudar sua software house nessa história?
Especialista em inbound marketing para software house, o IM pode te auxiliar a construir a imagem que sua empresa deseja transmitir para cada cliente.
Com uma estratégia personalizada, voltada para a história de sua marca, o IM possibilita alcançar o sucesso desejado, ganhando notoriedade em seu segmento.
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