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Funil de vendas: Como aplicar em Empresas de Software?

A sua empresa já investe em Funil de Vendas? Aliás, quando o seu negócio tem a jornada do cliente construída com base nesse processo, é sinal de que você já conhece muito bem o seu público. Mas a sua empresa está preparada adequadamente para aderir a esse processo com sucesso?

Pensando nisso, separamos 4 motivos para aplicar o Funil de Vendas na sua software house e alcançar o público desejado com estratégias de inbound marketing obtendo sucesso. Continue a leitura e saiba mais.

Funil de vendas, o que é?

Basicamente, o funil de vendas é um modelo estratégico na qual mostra toda a jornada do cliente. Ou seja, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio.

Além disso, esse modelo é formado por um conjunto de etapas e gatilhos, com o objetivo de dar suporte na jornada das personas da sua empresa. Na prática, investir no funil é aliar as áreas de Marketing e Vendas, fornecendo uma estrutura próxima à realidade de cada lead  criando novas oportunidades para o seu público no momento certo da abordagem de vendas.

Em outras palavras, o funil de vendas ou pipeline de vendas, como também é conhecido, mostra toda a trajetória que os visitantes do seu site realizam até que se tornem um cliente do seu negócio.

Imagine que um determinado consumidor pesquisou sobre um problema específico, leu sobre algo interessante no seu blog e fez o cadastro da newsletter para obter mais informações. Esse processo gerou um lead para a sua empresa.

Cabe agora a sua equipe de Marketing junto a equipe de Vendas criarem estratégias de nutrição de leads para ajudar o mais novo cliente a amadurecer a ideia de adquirir o seu produto ou serviço.

Para isso, todo gestor precisa estar ciente de cada fase do funil para entender e identificar a posição do público que planeja alcançar. As etapas do funil são Topo, Meio e Fundo. 

Quer saber mais detalhes sobre cada estágio? Então confira a seguir, as integrações que podem ser feitas com as estratégias de Inbound Marketing aplicadas em cada etapa do Funil de Vendas.

Inbound Marketing e Funil de vendas, o que tem a ver?

Lembra quando citamos que as estratégias do funil de vendas podem ser feitas unindo as áreas de Marketing e Vendas do seu negócio? Pois é por meio do Inbound Marketing que essa união pode se fortalecer para, assim, converter mais clientes.

É importante lembrar que o conceito de inbound, que nada mais é que uma estratégia de marketing na qual visa atrair clientes através de conteúdo relevante. Isso exige um conhecimento mais profundo sobre o perfil do consumidor.

Veja as etapas que compõem o inbound marketing e caracterizam seus conteúdos:

Topo do Funil (Atração) – Nesta etapa o possível cliente está aprendendo e descobrindo sobre sua real necessidade de compra. Ou seja, é nesse momento que ele toma consciência do que precisa ou da existência de algum problema.

Geralmente, nesse estágio você perceberá  um número grande de visitantes que chegam até o seu blog, por exemplo. No entanto, nem todos se tornarão seus clientes. Para convertê-los é preciso inteligência na estratégia. Ou seja, investimento em um sistema que ajude a equipe a identificar detalhes sobre os leads.

Meio do Funil (Conversão) – Nessa etapa, já existe o reconhecimento do problema e algumas considerações para a solução. Ou seja, agora  sua empresa, provavelmente, já ganhou alguns clientes.

Esse é o estágio em que algum visitante assinou a sua newsletter ou baixou aquele e-book incrível com algumas informações sobre a empresa. Sendo assim, é comum o uso de materiais ricos nesta fase do funil de vendas.

Fundo do Funil (Nutrição) – Se o seu cliente chegou nessa etapa do funil, então a chance de fechar um negócio é grande.Ou seja, o seu cliente ideal já passou de visitante a leads chegando ao estágio de MQL, Marketing Qualified Lead, uma pessoa que foi educada para comprar no momento certo.

Você deve estar se perguntando, o que falta para a conversão? Neste caso é válido um cupom de desconto, uma proposta irrecusável ou uma conversa com um representante de Inside Sales preparado para a venda.

Porém, sabemos que o pipeline de vendas não termina no ato da compra, não é mesmo? Dessa forma, o atendimento de pós-venda ajuda a encontrar esse cliente para assim, reiniciar toda a jornada. 

Diante todo esse processo, é fundamental obter o apoio de ferramentas assertivas que otimizem o tempo da sua equipe e tragam bons resultados. No próximo tópico daremos 4 bons motivos para a sua empresa investir em tecnologia no funil de vendas.

O funil de vendas é fundamental para a sua Software House!

Se pararmos para pensar, uma empresa que deseja melhorar o faturamento e ter mais oportunidades de vendas não pode ficar sem uma ferramenta de automação de marketing, certo? Aliás, a tecnologia está aí para isso: otimizar os processos para obter bons resultados. 

Dessa forma, chegou a hora de você conhecer 4 benefícios em investir no funil de vendas de um jeito diferente e tecnológico. Confira a seguir:

Aumento da produtividade 

Sua equipe de Vendas terá um rendimento maior com os leads qualificados. A abordagem torna-se mais eficiente, uma vez que, sabemos melhor com quem estamos falando. Sendo assim, é possível propor campanhas personalizadas para leads específicos.

Na prática, o seu time de Vendas pode trabalhar com carteiras específicas de leads e clientes, dando uma atenção maior a eles. Isso ocorre devido à gestão passar por uma otimização importante.

Clientes mais qualificados 

Além dos leads qualificados, com um investimento em software para aplicar o inbound no funil de vendas a sua empresa vai longe se souber qualificar os clientes também. Nesse ponto, queremos abordar a importância da retenção. Aliás, o processo do pipeline de vendas é contínuo.

Ou seja, é preciso saber elaborar um pós-venda de qualidade não só retendo o cliente, mas reeducando sempre que possível. É nessas horas que a criatividade da sua equipe de Marketing dobra. O que você faria para fidelizar os seus clientes?

Economia

Com tantas mudanças estratégicas, a sua empresa pode obter recursos financeiros valiosos. Desse modo, por meio dos leads qualificados, a tendência é que a organização tenha menos esforço para conquistar mais vendas, o que reflete na redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

A automação também traz benefícios financeiros para a sua empresa, reduzindo os custos operacionais e permitindo a sistematização das atividades. Sendo assim, as equipes de Marketing e Vendas também podem ser executadas com mais planejamento e previsibilidade.

Maior previsibilidade

Falando em previsibilidade, ela aparece mostrando quais possíveis resultados a sua empresa pode obter se investir no funil de vendas corretamente. É de acordo com esses resultados que o gestor pode planejar os próximos passos e o uso dos recursos, estimando o retorno sobre investimento (ROI).

Isso se apresenta como um diferencial valioso tanto para quem atua com produtos digitais quanto para quem atua com serviços. Contudo, é sempre bom entender o mercado e o perfil do seu consumidor para, assim, personalizar a abordagem e entregar o que ele mais necessita.

Com o apoio do Instituto Marketing, é possível aplicar as estratégias corretas e eficazes para a produtividade da sua software house!

Somos uma agência de marketing digital especialista em software houses  e estamos prontos para automatizar as etapas que abordamos neste artigo para a sua empresa obter mais leads e clientes.

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