Marketing + Gatilhos mentais = Vendas
A receita é simples. Primeiro, a sua empresa terá que contar com as habilidades da equipe de marketing de conteúdo para aplicar as técnicas dos gatilhos mentais nas vendas. Mas o que são esses gatilhos e como o marketing pode ajudar?
Ao pensarmos sobre atrair clientes com gatilhos mentais para vendas, a ideia não é hipnotizar as pessoas para convencê-las a fazer uma compra. Sendo assim, o seu principal foco é dar ao seu público o que ele deseja. Ou melhor, o que a mente dele acha que ele deseja e vice-versa.
Isso porque nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão enraizados no cérebro, no qual uma rede de células recebe informações internas e externas. Ou seja, essa rede transforma informações em experiência.
Em outras palavras, o marketing pode usufruir dos gatilhos mentais para vender mais partindo de estratégias para gerar sensações ao público. Dessa forma, é possível utilizar as palavras e imagens, por exemplo, que remetem alguma memória afetiva de quem comprará o seu produto ou serviço.
Para atrais mais clientes ao trabalhar com os gatilhos, você precisa levar em consideração 3 pontos importantes:
- Satisfação;
- Motivação;
- Escolha.
Enquanto a sua equipe de marketing faz o papel de guia, o crédito é todo do cliente. Ou seja, a vantagem de ter feito um bom negócio é do seu cliente, mas o lucro é seu. Entenda melhor como conhecer o seu público para não errar o alvo. Veja a seguir.
Gatilho mental ideal para o seu cliente ideal!
Para obter sucesso na hora de aplicar os gatilhos mentais nas suas vendas, é preciso conhecer bem as pessoas que você quer atingir. Ou seja, conhecer e entender a persona da sua empresa.
Aliás, trabalhar com gatilhos é saber exatamente o que o seu futuro cliente quer e precisa para conduzi-las à compra do seu serviço ou produto. Então, vamos entender melhor o que é persona?
Trata-se do seu cliente ideal, que possui um nome, sentimentos, valores, crenças e objetivos. No entanto, mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram o seu produto, alguns deles podem exemplificar a sua persona.
A construção da sua persona vai além de uma pesquisa numérica, é preciso levantar algumas informações preliminares com base no seu cliente típico. No entanto, sua equipe de marketing pode fazer algumas perguntas para a sua base de clientes para obter um perfil comportamental da sua persona, veja algumas:
- Quem é o seu potencial cliente?
- Quais assuntos ele tem interesse dentro do seu setor?
- Quais são as atividades mais comuns que eles costumam realizar?
- Quais são os tipos de informações que eles consomem e onde?
- Quais são seus objetivos e desafios?
Pode parecer difícil e pouco efetiva criar e montar uma ou mais personas, mas sabendo fazer as perguntas corretas, essa etapa pode ser bem simples. Depois você pode detalhar o perfil do cliente com as respostas obtidas, elaborando um personagem com as seguintes características:
- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desafios;
- Estilo de vida;
- Etc.
Em suma, é preciso ter em mente que quem vai comprar o seu produto ou serviço busca algo na área de atuação da sua empresa. Por isso, pense nos assuntos de maior interesse dessa pessoa. Com esse processo encerrado, sua empresa está pronta para aplicar os gatilhos mentais que falaremos a seguir.
3 gatilhos mentais infalíveis para aplicar na sua software house
Os gatilhos mentais para vendas existem desde 1984, quando o psicólogo e pesquisador Robert Cialdini publicou o livro “Armas da Persuasão”. Nele, é possível entender os 6 princípios para se vender mais e melhor, mas vamos citar somente três deles para que a sua empresa possa aplicar com sucesso. Confira:
Gatilho da Autoridade
Segue o líder! De modo geral, as pessoas tendem a estar perto de alguém que tem autoridade e entende um determinado assunto. Neste caso, a sua empresa deve trabalhar bastante para que ela seja a autoridade.
Sendo assim, nas suas abordagens, demonstre que a sua empresa domina o que faz e comprove o que é dito. Mas tenha em mente que essa autoridade precisa ser conquistada. Então, busque a confiança das pessoas no seu negócio para alcançar o sucesso que deseja.
Gatilho da Escassez
Corra, antes que acabe! É isso o que as empresas querem dizer quando utilizam o gatilho da escassez. E quando isso acontecer, corra mesmo, pois o produto ou serviço dessa organização deve acabar muito rápido.
Entendeu a intenção aqui? Ao utilizar esse gatilho a sua empresa deve passar a sensação de urgência. Por isso, abuse e use de termos como: “vagas limitadas”, “promoção válida até amanhã” ou “desconto para os 3 primeiros que se cadastrarem”, mas cuidado para não extrapolar a ponto de perder a sua autoridade.
Gatilho da Praticidade
Quanto mais fácil, melhor! O que será que esse gatilho quer dizer? Soluções fáceis, rápidas e eficazes são o que as pessoas buscam. Porém, tudo isso sem qualidade não funciona para elas.
Por isso, simplifique a vida do seu cliente. Neste caso, uma empresa de delivery deve mostrar que a sua embalagem é simples e fácil de utilizar, que suas refeições são práticas e que suas entregas são rápidas.
Os benefícios do gatilho da praticidade também são simples: redução de custos e otimização do tempo de produção.
Já pensou em como aplicar esses gatilhos na sua software house? Com o uso da tecnologia consciente e preciso, sua empresa consegue bons resultados ao aplicar os gatilhos mentais de maneira mais eficiente.
É por isso que o Instituto Marketing oferece um marketing inteligente para o seu negócio decolar!
Trabalhamos com os melhores profissionais especializados em aplicar os gatilhos mentais na hora certa com o seu público. Além disso, desenvolvemos técnicas de Marketing Digital conforme o mercado e que a sua empresa merece ter.
Faça o seu diagnóstico conosco e entenda como podemos te ajudar a aplicar os gatilhos mentais para as suas vendas.