Marketing Digital para Software Houses | Instituto Marketing

Marketing Digital para Software House. Dicas de como aplicar em 2021.

Software House. As Software houses são empresas especializadas em planejar, desenvolver e comercializar serviços tecnológicos personalizados, incluindo todas as soluções de software possíveis.

Considera as especificações solicitadas pelo cliente, elabora o projeto, cria o algoritmo e a lógica de funcionamento do sistema, define a linguagem de programação e por fim realiza a integração de todas as funcionalidades para atender a necessidade do cliente.

Além de desenvolver o sistema, a software house oferece suporte ao cliente, fornecendo o atendimento necessário para que o usuário tenha acesso a todas as funções do sistema, até mesmo realizando a manutenção do software quando necessário.

Assim, como toda empresa, a de software precisa promover-se, buscar visibilidade, conquistar seu espaço no mercado e atrair clientes. Nesse sentido, o Marketing digital chegou para realizar essa tarefa.

MKT Digital

O Marketing Digital promove ações de comunicação no meio on-line e em outros meios digitais para criar e desenvolver a presença digital, visando amparar as redes de relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver a identidade da marca.

Vantagens do Marketing Digital

Interatividade: proporciona uma melhor experiência ao cliente, que consegue interagir com a empresa por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Análise e mensuração: possibilita analisar a efetividade da ação, calcular o retorno sobre o investimento, o custo de aquisição de clientes, definir métricas precisas, identificar falhas rapidamente e corrigir os desvios quando necessário.

Alcance e direcionamento: milhares de pessoas são alcançadas pelo meio digital, com a segmentação e a definição de quem deseja atingir, é possível direcionar as ações para o público específico.

Inbound Marketing e Outbound Marketing. Qual a diferença?

O inbound marketing consiste em um conjunto de estratégias com o objetivo de atrair o público por meio da produção de conteúdo relevante. O consumidor procura e encontra a solução por conta própria, sem a necessidade daquela publicidade tradicional, pura e persuasiva. Assim, o inbound desperta o interesse do cliente em conhecer a solução apresentada. No decorrer do processo, a curiosidade desperta uma necessidade e em um momento posterior a venda é concretizada. 

O outbound marketing é um processo de prospecção ativa de público desejado, utiliza-se a tecnologia para segmentar e realizar abordagem do cliente pelas mais variadas mídias, como Google Ads, Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube e e-mail marketing.

Como elaborar um plano de marketing?

O primeiro passo é definir o objetivo de curto, médio e longo prazo, se for mais de um, saiba identificar o objetivo principal e os secundários. O objetivo deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Por exemplo, dobrar a quantidade de leads qualificados no prazo de seis meses.

Com os objetivos ajustados, deve-se criar os indicadores de performance (KPIs) e definir as métricas, como retorno sobre investimento, custo de aquisição de clientes, número de visitantes, taxa de conversão, dentre outras, para avaliar a performance do processo e identificar falhas rapidamente.

Em seguida, faça o detalhamento da persona (pessoa que tem o poder de decisão de compra ou que influencia a decisão) descrevendo a idade, estilo de vida, hábitos, preferências, ambições, medos, problemas, de forma que o conteúdo a ser produzido seja interessante para ela. Quanto mais detalhes, mais direcionada e assertiva será a abordagem.

Estratégias do marketing digital

Existem várias estratégias de marketing digital, cada uma com seu objetivo e direcionamento, novas tendências vão surgindo e criando novas técnicas a todo momento. As principais estratégias para 2021 são as seguintes:

Inbound Marketing: o objetivo dessa estratégia é ser encontrado pelo público, fazer com que cheguem até a empresa. Para isso deve-se entender a necessidade do público e oferecer uma solução adequada para as suas expectativas.

Marketing de Conteúdo: produz conteúdo relevante e coloca a marca no radar das pesquisas do cliente, demonstra expertise, aumenta o reconhecimento da marca, cria autoridade e promove a educação do mercado. Os conteúdos são desenvolvidos com o objetivo de atrair e encantar a persona.

SEO (Search Engine Optimization): significa otimização para mecanismos de busca, é uma técnica que melhora o rankeamento da marca e faz com seja apontada nas pesquisas. Alguns detalhes, palavras-chave e disposição do conteúdo, por exemplo, podem influenciar significativamente os resultados.

Redes Sociais: adaptar-se a conectividade e ao no perfil do consumidor é indispensável para garantir a competitividade no mercado. A empresa precisa estar presente onde o público está. É um canal de interação direta, uma oportunidade valiosa para nutrir os leads, gerar valor para o cliente e fortalecer o relacionamento.

E-mail Marketing: é a estratégia de enviar mensagens a um grupo de contatos. As mensagens devem ser claras e diretas. A lista de contatos deve ser construída, ou seja, os contatos devem ser conquistados por meio do conteúdo divulgado, para que os próprios interessados informem o e-mail e demonstrem interesse no seu conteúdo.

Site institucional: divulgar os serviços e produtos em um site institucional aumenta a credibilidade do negócio, disponibiliza canais de contato e pode fazer o direcionamento para uma landing page com disponilização de demonstrações e materiais relevantes para captar leads qualificados.

Gestão de Leads: essa estratégia conduz o visitante até a efetiva venda. Um visitante, a primeiro momento, é atraído por conteúdos que despertem interesse e curiosidade, ainda que não tenham interesse no software, entretanto, a gestão de leads realiza ações para filtrar os visitantes e segregar aqueles que possuem real interesse no produto. Esses são os leads. Quando são identificados devem ser nutridos até que estejam preparados para efetuar a compra.

Automação de Marketing: é uma estratégia que utiliza a tecnologia para agilizar os processos, permite fluxos de trabalho e de comunicação mais eficientes, auxilia no armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos.

Além das estratégias comentadas nesse artigo, existem uma infinidade de opções que podem ser combinadas para potencializar os resultados do seu negócio.

Por que a sua software house precisa trabalhar com o Instituto Marketing?

O Instituto Marketing conta com a funcionalidade de automação de marketing, simplifica o relacionamento com leads e clientes, gerencia todos os processos do software de automação RD Station Marketing e CRM, além de muitas outras funcionalidades.

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