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Marketing Sustentável: o que é e qual a sua importância para sua Software House?

Marketing Sustentável

Marketing Sustentável

Compreenda o que é marketing sustentável e como a estratégia pode impactar em seu negócio a partir do posicionamento correto da Software House no mercado.

O marketing sustentável é uma forma interessante de se diferenciar competitivamente, sendo uma Software House. Ou seja, tal abordagem pode ser usada para divulgar os aspectos positivos que sua empresa pode oferecer para os negócios parceiros.

Atualmente, é natural que os clientes exijam das empresas uma atuação sustentável. Dessa forma, evita o desperdício de matéria prima e atua para reduzir seus impactos ambientais.

Sua empresa de software pode utilizar a tecnologia para favorecer o meio ambiente, minimizando o uso de papel nas empresas que contratam o software.

Além disso, reduz o impacto ambiental ao otimizar todos os setores da empresa pelo uso do software e evitar uma série de desperdícios. 

Entenda o que é marketing sustentável e como utilizar a estratégia para favorecer a comunicação de sua empresa.

O que é Marketing Sustentável?

O marketing sustentável consiste na estratégia de diferenciação da sua marca e soluções, demonstrando em sua comunicação que a empresa tem consciência ecológica.

Dessa forma, a marca adota uma postura eco-friendly (ecologicamente correto) que contribui positivamente para a reputação e venda dos serviços.

Afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e tem sido comum que as marcas se posicionem diante de questões sociais sérias.

Com os impactos ambientais sendo tema constante da sociedade, é natural que o marketing verde ou mais conhecido como marketing sustentável seja adotado pela empresa. 

Além de adotar uma postura de preocupação com o meio ambiente, é fundamental que a empresa divulgue as estratégias do marketing sustentável.

Uma empresa de software, por exemplo, pode comunicar que seu produto reduz o impacto ambiental das empresas parceiras. E além disso, minimiza o uso de papel, diminui o volume de compras desnecessárias para a empresa parceira e muito mais.

Afinal, um software faz toda a diferença na gestão da empresa e isso impacta em todos os setores do negócio. Possibilitando que a adoção do software minimize impactos ambientais de todas as empresas parceiras.

Vincular a imagem da marca a uma empresa ecologicamente correta é justamente o principal objetivo das estratégias de marketing sustentável para seu negócio.

Qual a diferença do Marketing Tradicional para o Marketing Sustentável?

O marketing tradicional atua na construção da imagem da empresa, associando o negócio à satisfação de seus clientes.

Enquanto o marketing sustentável desenvolve a imagem da empresa com forte apelo ao cuidado ambiental. Divulgando ações concretas adotadas pela marca para reduzir seus impactos ambientais.

Dessa forma, a marca se aproveita das ações cotidianas para conseguir construir uma imagem positiva na memória do público.

Assim, os consumidores mais preocupados com as questões ambientais e impactos sociais trazidos pelo uso de recursos naturais podem optar pela marca.

Uma vez que possuem identificação com as ações que são adotadas pela empresa e divulgadas em campanhas de marketing verde.

Portanto, a principal diferença entre os dois métodos é justamente a forma como a imagem da marca é construída por meio das ações estratégicas definidas pela equipe de marketing.

Afinal, qual a importância da estratégia de Marketing Sustentável? E quais seus benefícios?

O marketing sustentável garante um posicionamento estratégico da empresa, que busca desenvolver relacionamento com o cliente que é engajado em questões ambientais.

Dessa forma, é possível fortalecer o branding da empresa enquanto alinha os valores da marca e de seus clientes. Aspecto muito importante para conquistar novos clientes por identificação do consumidor com os valores da marca.

Obviamente isso também impacta no negócio gerando maior facilidade de reconhecimento do público pela marca. Além disso, os investimentos na estratégia também desencadeiam outros benefícios para o negócio, como:

1. Ganho de credibilidade

A empresa que demonstra transparência em suas ações com o objetivo de usar como estratégia de marketing sustentável, transmite uma mensagem positiva para o consumidor.

Tal ação tende a dar maior credibilidade ao que a marca faz e comunica para seu público. Justamente por atuar como uma empresa que protege o meio ambiente e se preocupa com os impactos ambientais de suas operações.

Ter credibilidade no mercado é essencial, conferindo maior autoridade para a marca em questão.

2. Facilidade de atrair clientes

A empresa de software passa a se posicionar como uma solução para empresas parceiras que buscam atender os clientes que desejam empresas mais sustentáveis.

Dessa forma, é natural atrair mais clientes como parte do cotidiano. E mesmo aqueles que não apresentam tal preocupação, continuam mantendo a parceria.

Portanto, não é uma estratégia que limita as ações da empresa ou que atue de forma excludente.

3. Conquista a simpatia dos clientes

Até mesmo aquele público que não é o mais engajado com causas socioambientais, tende a simpatizar com empresas que cuidam da causa.

Por entenderem a importância da redução de impactos ambientais ocasionados pelas operações comerciais. Bem como, por compreender que a empresa investe no bem-estar de todos os ocupantes do planeta.

Portanto, é uma forma simples de se posicionar na memória dos potenciais clientes que a sua empresa de software é uma boa parceira.

4. Diferencial competitivo

As empresas que buscam parceiras responsáveis e que atuam para preservação e proteção ambiental naturalmente se associam à sua marca. Possibilitando um diferencial competitivo para o negócio. 

É um aspecto que facilita a conquista de clientes de todos os portes, sendo fundamental para trazer resultados de curto e longo prazo.

Afinal, é comum que as empresas se associam quando os valores e visões de ambos são compatíveis, viabilizando bons negócios para todos os envolvidos.

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