Aprenda a criar uma estratégia de Inbound Marketing para Empresa de Software, o ajudará a converter clientes, construir relacionamentos e economizar dinheiro para o seu negócio.
Introdução
Um bom produto ou serviço é apenas metade do processo de obtenção de vendas. Qual é a outra metade? Um plano de Marketing que gera crescimento exponencial, como o Inbound Marketing.
Continue lendo o texto para descobrir como implementar essa estratégia em Empresas de Software e, porque contar com uma agência especializada é indispensável para obter bons resultados, e assim, aumentar as vendas do seu negócio.
Antes de tudo, o que é Inbound Marketing?
A princípio, é uma metodologia que permite que seus potenciais clientes encontrem você com mais facilidade na internet, conhecendo sua marca, produtos e serviços por meio de valiosos conteúdos especialmente orientados para suas dúvidas e necessidades.
Isto é, utiliza-se técnicas de marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing e mídias sociais, em combinação com ferramentas avançadas de automação de marketing e web analytics.
Dessa forma, ao aplicar esses mecanismos, as empresas iniciam um círculo virtuoso em que os clientes amplificam a reputação de sua marca, atingindo ainda mais pessoas.
O que NÃO pode faltar nas estratégias de Inbound Marketing da sua Empresa de Software?
Antes de mais nada, o primeiro passo é entender quem é o seu cliente e como sua empresa pode ajudar a resolver seu problema.
Em segundo lugar, você começa a desenvolver uma trilha de conteúdos e canais que facilitam o usuário a encontrar sua empresa, utilizando a comunicação de forma assertiva e direta, gerando maior conexão com o consumidor.
Por fim, é válido lembrar que o conhecimento da persona e a jornada do comprador são fundamentais para se pensar em direcionamentos de Inbound Marketing.
Por isso, a seguir, vamos conhecer a importância e como fazer isso na prática:
1. Persona
O perfil dos usuários-alvo deve ser o mais claro e detalhado possível para garantir que todos os elementos subsequentes, assim estarão centrados e alinhados com o objetivo.
Logo, trabalhar com personas é essencial para:
- identificar o comportamento online de clientes;
- certificar-se de estar presente com o conteúdo da empresa em seus canais favoritos;
- fornecer respostas às suas perguntas.
Aqui estão alguns métodos para coletar dados sobre suas personas de comprador:
- Analise seu banco de dados para ver se você consegue identificar tendências em como determinados leads e clientes consomem as ideias;
- Inclua perguntas em seus formulários da web que capturem materiais importantes para entender suas personas de comprador. Por exemplo, se o tamanho da empresa é importante, o cargo, quais ferramentas utilizam, entre outros;
- Converse com sua equipe de vendas e atendimento. Afinal, são eles que realmente estão de frente com o cliente. Sua experiência e conhecimento dos consumidores lhe dará uma representação mais informada;
- E mais, entreviste usuários atuais e potenciais, seja por telefone ou pessoalmente, para saber o que eles gostam (ou não) sobre seu produto ou serviço, suas motivações e desafios, onde consomem e aprendem na Internet e muito mais.
2. Jornada do comprador
Quando falamos em jornada do comprador, nos referimos ao processo de busca ativa de pesquisas que um usuário realiza antes de efetuar a compra de um produto ou contratar um serviço.
Dessa forma, esse processo acontece em qualquer situação de vida, tanto para pessoas quanto para empresas, além da metodologia Inbound.
Mas é aqui mesmo, aplicando a metodologia Inbound, que podemos tirar o máximo proveito da jornada do comprador. Sabemos que recorrem aos motores de busca para resolver e identificar os seus problemas e desejos, bem como com a solução para os mesmos.
Então, tendo esse conhecimento do nosso lado, o que devemos fazer é acompanhar as pessoas em seu processo de compra em todos os momentos. Como? Ajudando-os em seu processo de busca e dando-lhes as chaves tanto para identificar seu problema quanto para fornecer soluções.
A chave está na criação de conteúdo útil. Se o deixarmos feliz e interessado, e ele valorizar a experiência positivamente, ganharemos o direito de poder oferecer-lhe nosso produto e/ou serviço e, dessa forma, orientá-lo na compra.
7 Técnicas fundamentais no lnbound Marketing da sua Empresa de Software
Iniciar um planejamento de Inbound Marketing, portanto, significa identificar táticas a serem criadas. Confira a seguir alguns meios para fazer isso:
CTA
O Call To Action é um convite para realizar uma ação específica, é uma mensagem de texto única transmitida através de um botão. Sendo assim, este é o elemento fundamental das campanhas e deve ser claro e conciso;
E-MAIL MARKETING
Não basta ter uma clientela, é preciso mantê-los interessados. Por isso, as campanhas de e-mail marketing são ótimas para criar relacionamentos duradouros;
BLOG
Este é um dos canais mais importantes., já que ele permitirá que você publique conteúdo de forma estruturada e regular. Será o complemento perfeito para o seu site;
SEO
Para atrair a maior quantidade de tráfego interessado em conhecer os serviços do seu negócio, o rei é o SEO, um processo para melhorar a visibilidade nos buscadores que está muito presente na estratégia de Inbound.
Os motores de busca oferecem a possibilidade dos seus potenciais clientes descobrirem soluções imediatas para os seus problemas e necessidades. Otimize seu site para garantir que você saia nas 10 primeiras posições na busca do Google;
REDES SOCIAIS
As redes sociais são o canal de distribuição perfeito para o seu conteúdo, pois ajudam a gerar tráfego e permitem a interação direta e em tempo real com os usuários, fortalecendo também a imagem da sua marca;
LANDING PAGE
Essas páginas são pensadas para converter seus visitantes em leads. A chave é oferecer algo que seduza o usuário em troca de informações, como nome e e-mail. Dessa forma, por meio de um formulário, você poderá aumentar seu banco de dados e converter usuários em clientes finais;
MATERIAL RICO
Produção de conteúdo que realmente ajude os consumidores. Claro, não se esqueça de que esse conteúdo deve ser amigável para SEO, para ser facilmente encontrado pelos mecanismos de pesquisa sempre que alguém pesquisar algo relacionado ao seu negócio.
5 Benefícios do Inbound Marketing para sua Empresa de Software
Pode ser que, agora, você já tenha implementado uma estratégia de Inbound Marketing, ou pode ser que esteja apenas pensando em fazê-lo. Em qualquer caso, nunca é tarde para implementar melhorias.
Por isso, confira os benefícios que um planejamento de Inbound Marketing bem implementado trará para sua Empresa de Software. Esses são apenas alguns exemplos de tudo que esse processo pode te oferecer.
Marca mais próxima do cliente
Permite que você desenvolva e estabeleça um relacionamento estável com sua clientela, baseado na contribuição de conteúdo valioso, principalmente através das redes sociais e sua newsletter, envio de e-mails, dependendo da parte do funil de conversão em que se encontram, podendo ser em diferentes fases como:
Atração: onde o tráfego é gerado;
Interação: é criado um link com o usuário em potencial;
Conversão: na qual as vendas são geradas;
Fidelização: em que as vendas futuras podem ser aumentadas, através de compradores satisfeitos com a marca.
Na estratégia de Inbound Marketing, o envio de e-mails é feito de forma planejada, sem se tornar intrusivo.
Poder de persuasão ampliado
Os profissionais, as pessoas, o público, estão sempre à procura de vozes de autoridade que trazem perspectivas novas e úteis para os problemas ou limitações que invadem o dia-a-dia de qualquer indústria ou setor.
Apostar no Inbound Marketing é a melhor forma de posicionar o seu negócio online como o player importante que você deseja que seja dentro do seu setor.
Você pode usar a estratégia para encontrar seu nicho e se estabelecer como uma autoridade nas áreas onde atua, aumentando assim o seu poder de persuasão.
Diminuição de custos
Se você gerencia uma empresa, já sabe como é importante prestar contas de cada real gasto. Apostar no Inbound Marketing é uma ótima maneira de garantir que o valor investido retorne para você na forma de novos usuários e mais vendas.
Optando por esse mecanismo, é excelente para manter os custos baixos. Algumas empresas podem se sentir intimidadas pelos custos iniciais de configuração envolvidos no Inbound Marketing, ou ao investigar o conceito pela primeira vez, mas os retornos costumam ser satisfatórios.
Mensuração de dados em tempo real
Uma das melhores coisas do Inbound Marketing é a disponibilidade imediata de dados. Assim como a análise pode nos mostrar quem são os melhores leads a serem acompanhados para podermos priorizar o tempo, as métricas que coletamos nos mostram exatamente o que está funcionando e o que não está.
Ajustar campanhas publicitárias para obter melhores resultados nunca foi tão fácil. Ou seja, com as informações que as métricas capacitam, poderemos tomar melhores decisões de negócios em tempo real.
Alcance do público certo com mais assertividade
O fato de conhecer o seu comprador é fundamental para o sucesso do seu negócio, uma vez que lhe permitirá adaptar ao máximo a abordagem que lhe vai dar no momento da criação do seu conteúdo, e você poderá oferecer a ele o produto ou serviço que ele está demandando no momento certo.
Como fazer tudo de forma perfeita? Com o Instituto Marketing!
Como vimos, o Inbound ajuda a orientar não só os clientes que buscam uma solução, mas também ajuda a empresa a mostrar ao mercado o valor do seu produto ou serviço, entendendo a jornada de compra, as etapas e as melhores estratégias que fazem seu negócio crescer rapidamente.
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