Newsletter para Software House. Newsletter, de forma simplificada, nada mais é que um e-mail informativo enviado a potenciais clientes.
Por que sua software house deveria criar uma newsletter?
Porque desse modo sua empresa fortalece relações com clientes, atraindo novos leads a partir da criação de conteúdos relevantes estabelecendo um relacionamento de confiança, além disso adquirindo credibilidade para sua software house.
Aproveite o conteúdo, e tenha uma ótima leitura!
🌐 Conceito de newsletter
O termo newsletter vem do inglês e numa tradução livre significa “carta informativa”, nada mais é do que um e-mail que é disparado regularmente para estabelecer relações com clientes ou potenciais clientes de uma empresa.
Ou seja, é uma forma de comunicação empresarial muito simples e barata de marketing digital e pode conter diversos tipos de informação que a empresa acredita ser relevante para o seu cliente como produto ou serviço, ofertas entre outros temas.
🌐 Entenda a importância deste recurso
A resposta é bem simples, sua empresa de software house passa a ser ponto de referência na temática!
Ou seja, sua empresa passa a ser autoridade, não só porque tem um bom produto ou serviço, mas também por estar interessada em que seus clientes entendam os assuntos relacionados ao seu nicho.
Além disso, ter uma newsletter possibilita o acesso a grandes números de e-mail de potenciais leads e construir uma relação a partir de conteúdos relevantes e de grande credibilidade.
Um outro ponto importante desse recurso para qualquer empresa, seja para negócios B2B, seja para negócios B2C é o aumento de tráfego com isso mais acessos aos conteúdos de qualidade, consequentemente o aumento de vendas.
É importante ressaltar que para usar um recurso de marketing como a newsletter, todo o foco deve ser em criar e estabelecer um relacionamento entre você e o seu futuro cliente baseado em confiança e conteúdos pertinentes.
🌐 Não confunda! Veja a diferença entre newsletter e e-mail marketing
Provavelmente você deve estar se perguntando, mas newsletter e e-mail marketing não são a mesma coisa? E a resposta é NÃO. Mas calma, explicaremos melhor a seguir.
Apesar de ambas serem estratégias de marketing para atrair leads, a diferença entre uma e outra é que, enquanto o e-mail marketing tem como objetivo e intuito impactar de forma muito mais incisiva e fazer com que os leads acessem o site, redes sociais entre outros.
Já a newsletter possui o objetivo de criar e estabelecer uma relação com o cliente, de uma maneira menos agressiva e mais com intuito de informá-lo, além de, criar uma confiabilidade sobre a sua empresa de software house e os serviços.
Outro ponto que diferencia a newsletter do e-mail marketing é a periodicidade do qual é enviado para o cliente, e isso é pré determinado como parte da estratégia de marketing, outra parte dessa estratégia é a personalização da newsletter, com nome do cliente, etc.
Ou seja, o intuito da newsletter é aproximar os leads, estabelecer confiança e criar uma relação na qual ambos são favorecidos.
🌐 Confira as informações que não podem faltar em sua newsletter destinada a sua base de leads
Agora que explicamos o conceito, a sua importância, como também a diferença entre newsletter e e-mail marketing, separamos os cinco passos essenciais para criar uma newsletter. Estes são:
🔹 Forneça conteúdos relevantes
Qualidade e pertinência, esses são dois pontos imprescindíveis que devem ser estabelecidos no momento da criação de conteúdo para sua newsletter, de modo que, os temas escolhidos sejam interessantes, importantes e relacionados ao seu produto e serviço.
🔹 Produza textos atraentes e templates
A comunicação visual da sua newsletter deve fazer juz ao seu conteúdo!
É importante entender que a parte visual nada mais é que um complemento do texto, o layout precisa ser o mais simples e ao mesmo tempo que chamem atenção para o assunto tendo cores agradáveis de maneira que incorpore originalidade e criatividade.
Não encha sua newsletter com informações ou imagens que não serão úteis e que possa de alguma forma atrapalhar a leitura do seu cliente.
Lembre-se, menos é mais!
🔹 Personalize o tratamento para cada cliente
Trate cada lead seu como se fosse único!
Isso possibilitará uma aproximação maior entre sua empresa e seu possível cliente, já que, isso torna tudo mais pessoal e com maior identificação, principalmente ao colocar o nome do cliente no início do e-mail.
Ao fazer isso, dará a seu cliente a confiança necessária para voltar, mostrando que sempre terá soluções para seus problemas!
🔹 Utilize uma plataforma de automação de e-mails
Este é um momento muito importante, pois é como serão enviados os e-mail e é fundamental que use uma plataforma de automação, tanto para ser mais profissional, quanto para facilitar o envio.
Além disso, ao ter uma ferramenta específica para isso, será muito mais fácil fazer análises dos dados sobre o impacto da newsletter para a sua software house.
🔹 Não exagere na quantidade de envios
Para relembrar, a newsletter é um e-mail com conteúdo informativo e relevante!
Logo, não deve-se exagerar na quantidade enviada aos seus clientes.
Isso pode afastá-los ao invés de aproximá-los, já que a ideia é exatamente causar a sensação de aproximação e confiança.
Por isso, é essencial se organizar e definir a frequência com que receberá os boletins.
Lembre-se que para converter seus leads em clientes é essencial ter regularidade, apresentar soluções, novidades sobre a área, etc, tudo isso para construir uma relação de confiança.
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A resposta é rápida e a mais simples possível, para inseri-la como parte da sua estratégia de inbound marketing!
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