Bom, você deve está se perguntando o que tem a ver essa imagem de comida japonesa com Inbound Marketing, continue lendo o artigo que você vai entender…rs
O primeiro ponto é o seguinte, se você tem essa dúvida sobre o que é inbound marketing saiba que é totalmente normal, até porque se for ver esse termo é relativamente novo aqui no Brasil.
Inbound Marketing tem a ver com atração, a empresa cria estratégias de marketing no qual ela atrai o seu potencial cliente para o seu negócio, a empresa não vai mais “bater de porta em porta” na verdade ela cria estratégias onde esse potencial cliente chegue até ela.
Mas como que a empresa faz para atrair esse potencial cliente?
Bom, a base de tudo é a criação de conteúdo, a empresa cria conteúdos relevantes que tem a ver com as dores desse potencial cliente que ela quer atingir, e distribui esses conteúdos relevantes através da internet.
Eu vou dar um exemplo: Imagine o seguinte, um restaurante de comida japonesa, o dono desse restaurante quer atrair novos clientes, ele cria então um e-book (livro digital), onde ele compartilha ali de maneira gratuita “Os 10 principais pratos da culinária japonesa”. Ele cria esse book ele coloca dentro de uma landing page e distribuir esse conteúdo gratuito através da internet.
Mas para a pessoa baixar esse e-book, precisa deixar o seu nome, email e telefone. Assim, o dono desse restaurante vai criando um banco de dados de pessoas interessadas por comida japonesa.
Automação de Marketing
Todos que baixarem o e-book que ele está distribuindo de maneira gratuita através da internet, deixa os seus contatos, criando assim um banco de dados de leads, que podem virar potenciais clientes.
Então ele pode se comunicar melhor com essa audiência, pode ser que depois que a pessoa baixou o e-book, passa um dia ele manda um e-mail com um vídeo complementando e compartilhando mais duas receitas.
Passa-se mais dois dias ele manda um outro e-mail para esse pessoal, onde ele compartilha um post no blog onde compartilha as vantagens para a saúde de se comer comida japonesa.
E aí talvez lá no quarto dia ele lança uma promoção exclusiva só para quem está ali na lista de e-mails, e assim consegue para aquele determinado dia atrair esse pessoal para vir conhecer o restaurante.
Criando autoridade
Se eu sou um cara que baixou o conteúdo desse restaurante, se eu baixei esse conteúdo é porque eu gosto de comida japonesa. Se eu for sair para comer uma comida japonesa aqui na minha cidade ou aqui na região, com certeza eu vou nesse restaurante.
Nesse ponto ele conseguiu me convencer, ou seja, na minha cabeça esse restaurante que está me mandando esses e-mails é uma autoridade no assunto, ele entende do assunto, e vai me servir pratos da culinária japonesa que irei apreciar.
Teoricamente de uma maneira muito básica e resumida é assim que funciona uma estratégia de Inbound Marketing.
Obviamente existe uma série de detalhes e processos envolvidos onde a gente compartilha conteúdos específicos para cada etapa que o lead está dentro da jornada do funil de vendas.
Toda essa comunicação é enviada de maneira automática, ou seja, você cria uma automação de marketing dentro de um software de automação. Dentro dessa ferramenta você define todos os e-mails entendendo qual conteúdo corresponde para cada etapa da jornada de compra do lead.
Conclusão
Eu dei um exemplo de um negócio B2C (Business to Consumer), mas o inbound marketing serve também para o B2B (Business to Business), e acaba sendo uma estratégia fundamental para gerar leads qualificados para uma equipe de vendas.
Espero que o conteúdo tenha te ajudado, e caso queira se aprofundar no assunto, eu tenho um ebook muito legal, onde eu compartilho uma introdução ao Inbound Marketing, você pode baixar esse manual Gratuitamente no link abaixo.
Grande abraço!
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