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Você sabe o que as plataformas de streaming podem fazer pelo marketing digital da sua Empresa de Software? Descubra neste artigo!

plataformas de streaming e o marketing digital

Compreenda como a sua software house pode se inspirar em plataformas de streaming para estabelecer um marketing que funciona para se destacar no mercado.

O serviço de streaming consiste na transmissão em tempo real de dados de áudio e vídeo de um servidor para um aparelho, seja ele uma televisão, celular ou computador.

Dessa forma, após se habituar com a facilidade de ter esse tipo de serviço disponível em poucos cliques, é perfeitamente natural que nunca mais queira voltar ao sistema de aluguel de item por item.

Além de ser cômodo, o serviço pode turbinar as estratégias de marketing digital da sua empresa de software.

O que é streaming e como ela funciona?

Um serviço de streaming nada mais é que a tecnologia usada para transmitir dados na internet, sem que o usuário necessite baixar o conteúdo.

Assim, pagando uma mensalidade, é possível ter acesso ao serviço, que tem um catálogo extenso de opções para todos os gostos e possibilita que o usuário selecione o que deseja reproduzir naquele momento.

Além disso, o funcionamento é muito simples e prático, tornando o serviço um dos queridinhos dos usuários da internet. Prova disso é o sucesso de Spotify e Netflix, que são serviços de streaming de música e filmes respectivamente. 

A Netflix, por exemplo, usa muito bem as redes sociais. Assim, permite excelente divulgação de seus materiais por meio da interação com o público, fazendo propaganda constante do serviço.

Assim sendo, o streaming tem como características:

1. Fala a língua dos consumidores de streaming

Os serviços de streaming conhecem bem os dados de seus consumidores e por isso, falam o que eles querem ouvir. Essa é uma característica que toda empresa de software precisa implementar, para que possa realmente se conectar com o público.

2. Está atenta aos gatilhos do momento

Quando a empresa está atenta aos gatilhos do momento, consegue cumprir a conexão com o cliente de forma muito eficaz. Bem como, a Netflix faz isso com maestria em suas redes sociais. Fórmula a ser estudada e aplicada no mercado de softwares. 

3. Consegue trazer o cotidiano para a marca

Entendendo o momento que a sociedade vivencia, a empresa consegue trazer informações do cotidiano com bom humor, criando memes coerentes com o posicionamento da marca.

4. Passa informação relevante e atualizada

Sempre que faz um novo lançamento, a Netflix inunda a internet com informações relevantes e atualizadas, fazendo com que o público comente sobre o lançamento. Ou seja, sua software house pode fazer muito bom uso dessa técnica.

5. Fornece uma boa experiência

Sabendo exatamente o que o público comenta e busca, a empresa consegue oferecer uma boa experiência para o usuário.

Afinal, trabalha constantemente para melhorar os processos internos e consequentemente impactar no resultado entregue ao cliente, toda empresa de software deveria copiar esse cuidado.

6. Está disposta a sempre ajudar o público

Toda empresa de software deveria se posicionar como uma ouvinte, capaz de ajudar seu cliente a ter uma experiência melhor. Por isso, a Netflix vem se mostrando especialista em fazê-lo. O que obviamente aumenta a fidelização.

3 lições que a Netflix, plataforma de streaming, deixa para o Marketing Digital da sua Software House

A Netflix não nasceu com a proposta apresentada hoje, mas viu ao longo de seu crescimento que investir no relacionamento com o público nas redes sociais seria um diferencial.

Assim como é um diferencial para sua software house se destacar no mercado. Portanto, vale a pena aprender 3 lições da empresa, que são:

1ª Lição: Usa e abusa da análise de dados

A Netflix não poupa esforços ao analisar os dados de seus clientes. Sua software house também pode fazê-lo, para entender quais são as melhorias que deve aplicar, viabilizando que o cliente tenha atualizações e novos sistemas que podem atender suas demandas antes mesmo que ele pense em procurar um concorrente.

2ª Lição: Foca na proximidade do público

Ter o esforço de se manter sempre perto do público, facilita o entendimento e captação de feedbacks sinceros. Aspecto que é essencial para o crescimento de diferentes negócios.

Uma vez que, possibilita entender exatamente o impacto de suas ações para o mercado e como se posicionar para liderar o setor.

Afinal, quando o cliente vê a software house implementando suas sugestões, é natural que ele se sinta valorizado e não queira buscar um concorrente direto.

3ª Lição: Cria de conteúdos próprios e inéditos

Nenhum conteúdo original da Netflix está disponível com qualidade em outro streaming, o que faz com que o usuário queira ser fiel ao catálogo virtual, para que possa sempre estar antenado às novidades e acompanhar as tendências.

Quando sua software house está sempre um passo à frente, estudando o mercado e lançando material inédito, é aí que vai atender as demandas existentes, seu diferencial competitivo está estabelecido.

Mas como o streaming pode ajudar e como se conecta ao Marketing Digital?

O serviço de streaming ajuda como fonte de inspiração para que possa implementar, em sua software house, as ideias que já foram testadas e funcionam. Como:

1. Identificar novas oportunidades

A Netflix está sempre pesquisando em seus dados eventuais oportunidades. Sua software house pode aplicar esse modelo e implementar melhorias constantemente.

2. Agregar valor

O assinante da Netflix não busca apenas filmes: ele quer praticidade! Por isso não baixa gratuitamente o material disponível online, preferindo pagar pelo serviço.

Sua software house também deve trabalhar para agregar valor ao serviço. Seja focando sua comunicação na praticidade que seu sistema oferece ou em outros diferenciais.

3. Criar soluções em momentos de crise

Estar sempre inovando, mesmo em momentos de crise, é outra lição que a Netflix deu durante a pandemia.

O que sua empresa pode fazer pelo cliente para que ele possa valorizar sua software house durante a crise? Essa valorização é fundamental para manter a fidelização em momentos turbulentos.

4. Adaptação para as mudanças do mercado

O público muda de acordo com as mudanças sociais. Sua software house precisa coletar dados para perceber onde melhorar para continuar sendo uma empresa relevante para o cliente.

5. Como se destacar diante a concorrência

A Netflix se destaca pela produção independente ao invés de meramente reproduzir conteúdo que todos os concorrentes podem ter. Mas e sua software house? Quais são os diferenciais que seu sistema pode ter para destacar a empresa frente aos demais concorrentes?

6. Abrir os olhos para novos públicos

Ter um público muito limitado acaba dificultando o crescimento de sua software house. Dessa forma, que tal observar como sua empresa pode levar soluções para novos públicos? Muitas vezes é necessário ter o posicionamento correto para se tornar atrativo para novos consumidores.

7. Fidelizar os clientes

Estudando o perfil de seus clientes, entendendo seus hábitos e demandas, é possível criar um relacionamento com esses consumidores para favorecer a fidelização.

8. Entender as mudanças no comportamento social

Sem o entendimento de que a sociedade muda o tempo todo e é preciso atuar atenciosamente para atender às novas demandas de seu público, a software house fica obsoleta.

Portanto, é fundamental continuar investindo todos os dias em pesquisa e trabalho árduo para se manter relevante no mercado.

Com o IM sua Software House se torna uma plataforma de streaming

Quer ter um marketing tão eficiente que sua software house se assemelhará com as plataformas de streaming usando estratégias que funcionam?

Atualizada, engajada e que fala a língua do público, essas serão as características de sua software house nas redes sociais com a ajuda da equipe IM.

Por isso, nossos profissionais são capacitados para auxiliar sua software house a se destacar no mercado.

Sendo assim, aproveite o time de especialistas do Instituto de Marketing para traçar estratégias exclusivas e totalmente personalizadas para os objetivos de seu negócio.

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