Marketing Digital para Software Houses | Instituto Marketing

Saiba como definir o público-alvo de sua Software House.

Públicoalvo. Por que é tão importante saber qual é o seu público-alvo?! Já parou para pensar nisso?!

Ter um público-alvo bem segmentado pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio, já que ao entender melhor os seus clientes também entenderá o que sua empresa pode ou não fazer por eles.

Mas, antes de tudo, é importante saber definir quem será o público-alvo que sua software house tem a intenção de alcançar, não só isso, precisa-se compreender bem seu conceito, sua relevância, quais etapas são necessárias para identificar, e saber que é um processo contínuo.

Por isso, preparamos este artigo com os passos cruciais para que você possa identificar e definir o seu público-alvo!

 🟠O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes na qual uma empresa foca sua estratégia de marketing, ou seja, são consumidores em potenciais dos seus produtos e serviços.

Assim, definido qual o segmento do mercado sua empresa atenderá e se comunicará, visto que é importantíssimo ter bem estabelecido essa segmentação, isso fará parte das tomadas de decisões do marketing.

Portanto, é imprescindível coletar o máximo de informações, tais como características:

➡ geográfica (país, cidade, região, etc);

➡ demográfica (idade, gênero, renda, etc);

➡ psicográfica (lifestyle, personalidade, etc);

➡ comportamental (interesses, motivação, etc).

Quanto mais informações, melhor será no momento de definir e saber quem é o público-alvo.

Entretanto, quando se trata de empresas B2B, o foco das informações são as características empresariais, tais como:

➡ Segmento de atuação;

➡ Porte da empresa;

➡ Faturamento;

➡ Número de funcionários;

➡ Localização;

➡ Maturidade no mercado.

Além disso, outra forma de definir com quem sua marca quer se comunicar é através de uma persona, também conhecido como, o cliente perfeito e que está alinhado com a marca.

E para estabelecer essa persona, cria-se o perfil muito mais complexo (semi fictício) do cliente ideal, a fim de compreender melhor quem é  ele e quais suas reais necessidades.

Para ficar mais claro, exemplificaremos, numa empresa de software house o público-alvo é estabelecido a partir das características empresariais (segmenta o mercado), enquanto a persona foca em quem toma as decisões finais (gestores), sendo assim ambas as ferramentas são complementares.

🟠Qual a importância de definir um público-alvo para software house?

A resposta mais curta e simples é QUEM MUITO QUER, NADA TEM!

É impossível atender às necessidades de todos os públicos, visto que, elas podem variar por diversos motivos! Definir seu público-alvo, além de personalizar o atendimento, te ajuda a segmentar qual mercado sua empresa atenderá e quais serão as melhores estratégias para alcançar seus clientes e alavancar o seu negócio.

É preciso ter em mente que, não adianta ter boas ideias de marketing, se não conhecer bem qual é seu público. E a sua primeira estratégia, com toda certeza, deve ser a SEGMENTAÇÃO!

A principal vantagem de ter um público-alvo definido é a comunicação, sobretudo na hora de criar conteúdos para site e redes sociais, saber qual é o tipo de linguagem, os assuntos de interesse, apresentação do conteúdo, entre outros.

Para empresas B2B, como é o caso das software house, definir o público-alvo é ainda mais fundamental, pois compreenderá como o mercado atua e quem são os concorrentes, além disso, ter um planejamento mais eficaz, ser destaque no mercado, criar conteúdos voltados para o tipo de serviço oferecido e muito mais. 

🟠Como definir o público alvo para software house?

Agora que já entendemos o que é e a sua importância, aqui abordaremos quais as etapas que recomenda-se seguir para que a sua empresa de software house defina qual é o seu público-alvo e as ferramentas mais comuns que podem te auxiliar nesse processo.

🔸 Mercado: o primeiro passo é conhecer bem qual o mercado que pretende atuar, avaliar o cenário em que ele se encontra e quais as suas principais necessidades.

E para isso algumas perguntas devem serem respondidas, como:

➡ Quais as necessidades do mercado? E quais ainda não estão sendo atendidas?

➡ Quem são os meus concorrentes?

➡ Quais segmentos?

➡ Quais são as principais tendências tecnológicas para área?

➡ Quais são as prospecções do mercado?

Ao obter essas respostas, terá uma base do cenário atual e quais as oportunidades que ele pode oferecer para seu negócio.

🔸 Negócio e produto: essa é a etapa de “look inside”, ou seja, avaliar bem a sua empresa e seu serviço/produto e o que ela – tem e pode – oferecer de forma clara, concisa e o mais transparente possível com o seu cliente, além de verificar quais são os pontos que pode se alinhar melhor ao mercado. As perguntas são:

➡ Qual é a proposta de valor da marca?

➡ As empresas contratariam o meu serviço?

➡ Qual problema meu serviço resolve?

➡ Por que é importante resolver tal problema?

➡ Quais os benefícios em contratar o meu serviço?

🔸 Identifique e selecione: após analisar o mercado e ver quais os segmentos possíveis (primeira etapa), aqui irá verificar quais podem ser mais favoráveis para o seu tipo de negócio e avaliando o potencial de crescimento.

A partir dessa análise mais aprofundada, já pode definir o público-alvo e seu segmento (um ou mais).

Lembre-se: todos os dados coletados (nas outras etapas) serão essenciais para a última etapa!

🔸 Posicionamento e estratégias: depois de tudo isso, já será capaz de entender melhor qual é o posicionamento da sua empresa e as estratégias de marketing para alcançar seu segmento, além de, evidenciar qual é o diferencial da marca e os benefícios dos seus serviços/produtos.

Esclarecida todas as etapas de como definir seu público-alvo, agora indicaremos algumas ferramentas que, com certeza, facilitarão esse processo, sendo elas: 

➡ Google Analytics: uma ferramenta indispensável de análise de dados, tanto para quem já está no mercado quanto para quem quer começar, já que lá você consegue verificar características, perfil entre outras coisas;

➡ Google Trends: essa ferramenta possibilita verificar tendências de busca num período, com isso analisar quais as oportunidades no segmento que sua empresa atua;

➡ Audience Insights: base de dados do facebook, ela é importantíssima para quem usa as redes sociais como uma das estratégias de marketing;

➡ Formulários online: sites como google forms, survey monkey entre outros, é outra ferramenta fundamental para realizar pesquisas de mercado e conhecer melhor seu público-alvo. 

🟠Público-alvo definido, e agora?

O famoso “e agora, José?!”

Definindo um dos pontos mais importantes para sua software house, que é o segmento e público-alvo, o trabalho não para por aí, é preciso continuar analisando o mercado e suas tendências, além de identificar quais as necessidades sua empresa está apta para solucionar.

Para manter-se sempre à frente é preciso ter uma boa equipe de marketing dentro da sua empresa, trabalhando diariamente para estar sempre um passo adiante da concorrência!

Outra solução muito comum é a terceirização dessa área, ou seja, contratar uma agência com um time de especialistas, como é o caso do Instituto Marketing, que é especializada em marketing digital e oferece diversos serviços desde identificar seu público-alvo até criar estratégia de marketing a partir do uso de ferramentas de BI.

E a vantagem em ter uma empresa especialista para auxiliar nesse processo é evitar erros como: não escolher a ferramenta certa para análise, não conseguir analisar os dados corretamente e até mesmo não se comunicar com o seu público-alvo da melhor maneira para alcançar os resultados desejados. 

O Instituto Marketing oferece oferece também:

✔ Projeto de Inbound Marketing;

✔ Planejamento e estratégia;

✔ Gerenciamento das redes sociais;

✔ Criação de anúncios online.

E muito mais!

Agende agora mesmo um diagnóstico com nosso especialista clicando no botão abaixo:

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

Sair da versão mobile