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SEO? É de beber ou de comer? Entenda melhor sobre essa estratégia de marketing aplicada à venda de software.

SEO para venda de software. Sabemos que hoje, mais do que ter uma software house com tecnologias de qualidade, precisamos ter uma forte presença na internet pois é nela que ocorre a maior parte das vendas da sua marca.

O SEO tem o intuito de oferecer possibilidades de rankeamento do seu site por meio dos mecanismos de busca do Google.

O caminho envolve diversas estratégias e o uso dos procedimentos corretos serão decisivos para que sua empresa de software seja vista e tenha forte valor gerado na Internet.

🔷 Quais são suas estratégias de marketing para vender o seu software?

Você sabe quais estratégias de marketing existem? Quantas delas você conhece? Se pensarmos bem, existem várias formas a qual o marketing pode auxiliar na venda do seu software e entender como funcionam os mecanismos de busca (no Google, por exemplo) e palavras-chave é algo fundamental para desenvolver uma estratégia eficaz de SEO e marketing de conteúdo, alcançando os resultados esperados para a sua software house.

Hoje, o SEO para venda de software é uma realidade aplicável e sua empresa não pode ficar de fora, nem deixar de vender muito mais no mundo on-line.

O SaaS (Software as a Service) ou em tradução literal (Software como um Serviço) surgiu na ruptura do modelo tradicional de software ligado a hardwares e armazenamento em CDs, começando a ser comercializado em nuvens na Internet.

O modelo SaaS transformou a entrega de software, portanto, as empresas não precisam mais gastar milhões em desenvolver o seu próprio software e hardware. 

Hoje em dia, a oferta de software é baseada na força-tarefa de casas desenvolvedoras, que criam soluções em tecnologia para as empresas que necessitam de otimização.

Os softwares via Internet são, em maioria, comercializados a partir de assinaturas, incluindo atualizações e manutenção, que acaba por reduzir o custo da computação e ainda permite que milhões de pessoas possam acessar os mesmos softwares utilizados por grandes corporações.

Dessa maneira, o modelo tradicional de vendas de software presencialmente passou a ser uma segunda possibilidade e a presença digital das marcas de software na Internet agora contam com o progresso e otimização de motores de buscas, provenientes da web 2.0.

Neste mesmo caminho, com o surgimento do SEO, veio também a necessidade de usar essa técnica de pesquisa para futuros clientes encontrarem as marcas de software que necessitam.

Dessa maneira, o SEO para venda de software se torna importante para alavancar a atração de leads (pessoas interessadas no produto) e manter a marca do seu software sempre no topo. 

🔷 O que é SEO?

O SEO, nada mais é do que um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa via internet.

Ou seja, é o SEO que determina quais resultados você vê na página inicial dos mecanismos de busca. É ele quem determina as primeiras posições, que são os sites mais visitados. 

Estar bem “rankeado” não é uma tarefa fácil! Por isso, existem pesquisas e boas práticas de SEO para conquistar os melhores lugares e ter a deliberada atenção do usuário ou cliente em potencial.

Segundo estudos, no Google, os 5 primeiros resultados que aparecem na primeira página recebem 67% de todos os cliques.

Sendo assim, fatores como a qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, performance da página, arquitetura do site, backlinks, sinais sociais, menções à marca entre outros fatores são alguns dos determinantes que compõem um bom site otimizado para o SEO, podendo contribuir com a venda do seu software.

Também é importante lembrar que, hoje em dia, praticamente todas as pessoas utilizam a internet como primeira etapa no processo de compra. 

🔷 Qual a importância do marketing digital para a venda de software?

Muitas vezes, o investimento em publicidade acaba não gerando os resultados esperados, o que prejudica as empresas SaaS que ampliam seus gastos antes do crescimento do negócio, resultando um ônus desnecessário.

Entretanto, SEO e Marketing de Conteúdo não exigem tanto investimento quanto a publicidade tradicional, o que gera um custo mais baixo e vantajoso e, se falamos de marketing digital, os números são mais expressivos e os resultados muito mais visíveis.

Conheça as principais ferramentas para divulgar seu software na web:

✔ Blog – ferramenta tradicional que exige pouco investimento financeiro, onde é possível adotar vários níveis de conteúdo;

✔ Vídeo – maneira dinâmica de apresentar sua empresa e seus produtos. Através do Youtube, o alcance da sua marca será grande, você pode investir em tutoriais e reviews;

✔ Webinar e Lives – um formato que cresceu muito nos últimos anos, por meio deles você poderá dar cursos ao vivo para sua audiência.

✔ Redes sociais – canal importante e poderoso para construir relacionamento entre marcas e pessoas;

✔ E-mail marketing – estratégia do marketing digital  para  captação de clientes;

✔ Mídia play – são os banners ou pop-up que estão em sites de notícia, por exemplo.

✔ Landing Pages – são páginas web criadas com o objetivo de capturar leads que desejam conhecer o seu software.

É importante que sua empresa invista na presença digital para ter a marca do seu software  conhecida, divulgada e gerando bons lucros. 

🔷 Como aplicar o SEO para conseguir vender o meu software no mundo digital?

As palavras-chave são o combustível do SEO para SaaS. Veja alguns dados: 

✔ 51% de todo o tráfego recebido por um site vem da pesquisa orgânica, 10% da pesquisa paga, 5% das redes sociais e 34% de outras fontes;

✔ 38,1% das empresas que adotam estratégias de SEO notaram o crescimento orgânico de visitas  de  suas páginas.

Sendo assim, a busca pelas palavras-chave utilizadas no SEO para a venda de softwares, é uma combinação forte para um bom rankeamento.

Uma palavra-chave pode parecer uma boa opção para sua campanha de SEO, porém, se ela for muito competitiva ou não gerar tráfego suficiente, você pode não querer usá-la em sua estratégia.

Você precisará de uma boa estratégia de SEO para que sua página/site apareça nos  rankings de busca, já que o Google exibe 10 resultados de busca por página e fornece rankings para os 100 principais termos de busca relacionados.

Como já afirmamos, não é uma tarefa fácil! É preciso muito estudo, dedicação e domínio do marketing digital.

Entretanto, com a agência de marketing certa, você poderá destacar o seu software de forma rápida na web e poderá se dedicar mais a sua empresa, pois estará deixando sua marca nas mãos de profissionais capacitados, que irão colocar em prática as técnicas de SEO por você.

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