Introdução
Marketing Digital para software houses. Sabemos que as mesmas ações levam aos mesmos resultados, logo, a constante busca por resultados melhores, exige ações inovadoras, com planejamento e proatividade.
Nesse sentido, utilizar o Marketing Digital como uma estratégia para aumentar a visibilidade, a autoridade e o reconhecimento da marca, é uma ação que pode ser colocada em prática ainda hoje e que irá impactar positivamente nos resultados da Software House.
Neste artigo, você aprenderá um pouco mais sobre o Marketing Digital, conhecendo todas as vantagens e como usar essa poderosa ferramenta para transformar o seu negócio.
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital é uma forma da empresa aproximar-se do público e participar de sua rotina por meios não presenciais.
Consiste em um planejamento de ações com o propósito de comunicar-se e relacionar-se com os clientes para então direcioná-lo para a venda.
Para chegar a esse fim, pode-se combinar uma série de estratégias para desenvolver a marca e convidar o público a conhecer os produtos e os serviços da Software House.
Um método eficaz, é cativar e engajar o público para que continuem acompanhando as novidades e enxerguem na empresa uma solução ideal para a sua realidade.
As principais estratégias acontecem em modo on-line, pois, são as mais efetivas e as que abordaremos neste artigo, entretanto, é importante saber que o Marketing Digital vai muito além da internet, podendo atuar, inclusive, em modo off-line por meios tradicionais como o telemarketing e a televisão.
A importância do Marketing Digital
A empresa precisa estar onde o público está, e certamente, o público está conectado!
Principalmente quando falamos de negócios B2B, os gestores e demais tomadores de decisões, preocupam-se em manter-se bem informados e atualizam-se sobre as notícias do dia, o que normalmente fazem pela internet.
Assim, o Marketing Digital é o meio pelo qual a Software House pode conectar-se com a sua persona (que é aquela pessoa que tem o poder de comprar e contratar o seu software).
É um espaço no qual pode mostrar que conhece as dores e os desejos dos clientes e oferecer a solução ideal para eles, sendo uma ferramenta muito importante para aumentar o engajamento nas redes sociais, fortalecer a marca e alcançar melhores resultados.
Conheça as principais estratégias de Marketing Digital
Otimização dos mecanismos de busca – SEO
São técnicas aplicadas para melhorar o posicionamento da página, fazendo com que os motores de busca, como o Google, tenham preferência pelo seu conteúdo, colocando-o no topo da lista de resultados.
Dessa forma, a Software House percebe um aumento na quantidade de visitantes, ganha autoridade, visibilidade, e consequentemente, novas oportunidades de vendas.
Anúncio pague-por-clique (PPC)
Consiste em uma estratégia de anúncios patrocinados no Google Ads e outros canais como Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.
Essas ferramentas priorizam e destacam o seu anúncio mediante o pagamento por clique, o qual direciona o visitante para a página da Software House e aumenta as oportunidades de conversão.
Marketing de Conteúdo
É a estratégia de criar e distribuir conteúdos úteis e atrativos para a persona do cliente, sejam em redes sociais, blogs ou e-books.
É uma maneira de construir a autoridade da marca e torná-la referência no mercado, assim, antes do momento da venda, o cliente já conhece a empresa, as soluções e está muito mais propenso a concretizar uma compra.
E-mail Marketing
O e-mail ainda é a tática mais eficaz para o relacionamento B2B, é um meio onde a troca de informação pode acontecer em modo privado e personalizado.
Em conjunto com outras estratégias de marketing, o e-mail é fundamental para gerar leads e consequentemente, novas oportunidades de vendas.
Lembre-se que para o sucesso da ação, é preciso garantir uma boa taxa de abertura, afinal, as pessoas precisam abrir o e-mail para visualizar o conteúdo.
E isso só é alcançado com a segmentação e a construção da lista de contatos.
Os disparos de e-mails não podem ser aleatórios, mas sim direcionados a um público pré-determinado e essa análise, é realizada por um agência prestadora de serviços e especializada no assunto.
Vantagens do Marketing Digital
Alcance
A quantidade de pessoas que estão conectadas representa o número de pessoas que podem ser alcançadas pelo marketing digital, ou seja, uma quantidade enorme e que aumenta a cada dia.
Velocidade de Implementação
O Marketing Digital pode ser iniciado imediatamente e gerar resultados rápidos. Além disso, se comparado a outras técnicas de marketing é mais assertivo e apresenta uma taxa de retorno muito maior.
Acessível
Pode ser implementado por qualquer empresa de software, da forma como puder e com os meios que tiver, independentemente da região, segmento, tempo de mercado, tamanho ou faturamento.
Mensurável
Cada ação colocada em prática é passível de mensuração, dessa maneira, identifica-se o sucesso ou não da campanha, podendo investir naquelas que apresentam melhores avaliações.
Além disso, é possível calcular exatamente o retorno sobre o investimento e o custo de aquisição do cliente, métricas importantes para o monitoramento do desempenho do marketing.
Análise de Dados
O Marketing Digital é capaz de acumular, processar e analisar um imenso número de dados, sendo muito utilizado para embasar as tomadas de decisões estratégicas em grandes empresas, permite conhecer as especificidades de clientes, cruzar informações e descobrir tendências.
Como o Instituto Marketing pode ajudar a sua software house?
Como você pode perceber, o Marketing Digital é realmente uma ferramenta surpreendente para a captação de leads qualificados para Software Houses e conversão em vendas.
Trata-se de uma estratégia focada em ações de comunicação para conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos.
É necessário compreender que apesar de popular e acessível, o Marketing Digital de qualidade é realizado por uma equipe multiprofissional, formada por designers, redatores, pesquisadores e especialistas em Marketing, que sabem o que estão fazendo.
Portanto, por trás de um simples anúncio existe uma gama de conhecimentos e trabalhos envolvidos.
É claro que a Software House pode selecionar profissionais especializados para integrar a sua equipe, entretanto, um jeito muito mais simples e eficaz é terceirizar essa função para uma agência de Marketing especializada.
E por isso estamos aqui!
O Instituto Marketing oferece serviços específicos para empresas de software, responsabilizando-se pelo gerenciamento de processos de automação RD Station Marketing e CRM.
Estreitamos o relacionamento com leads e clientes, mediante a produção de conteúdos relevantes, atrativos e focados na persona do cliente!
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