O e-mail surgiu nos anos 1990 com o advento da internet e revolucionou a forma com a qual nos comunicamos.
De lá pra cá, basicamente todas as pessoas que possuem acesso à internet têm ao menos um endereço de e-mail, muitas empresas têm decretado a morte desta ferramenta de comunicação por diversas razões.
Porém, para o Marketing Digital, o e-mail marketing ainda é essencial para a nutrição de leads, conversão e vendas. Confira!
O que é o e-mail marketing?
Antes de falarmos sobre a polêmica do e-mail marketing, vamos nos aprofundar um pouco sobre o que é o e-mail marketing.
O E-mail marketing nada mais é do que uma das estratégias do Marketing Digital.
Essa estratégia baseia-se em e-mails com objetivos definidos, sendo enviados para um determinado grupo de pessoas que vem de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias. O objetivo destes e-mails é atuar na conversão dos leads em clientes da empresa.
Estes tipos de e-mails são um meio direto de comunicação com o seu público, que irá estreitar sua relação com ele, além de nutrir leads e gerar vendas com uma ótima taxa de Retorno sobre o Investimento (ROI).
Porém, o que pode acontecer ainda é que, por muito tempo o e-mail marketing foi considerado sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que ocasionou aversão em pessoas que passaram a ignorar, deletar as mensagens, ou marcá-las como spam, sendo encaminhadas diretamente para a lixeira do correio eletrônico e, por conta disso, até hoje ainda não é visto com bons olhos (erroneamente) por muitos profissionais.
A tecnologia e as estratégias de Marketing enfim avançaram e, atualmente, viabilizam o uso muito mais efetivo dos e-mails, que chegam para a pessoa que tem interesse naquele conteúdo, com a mensagem certa e na hora certa.
A polêmica do e-mail marketing.
Há muitas pessoas que já decretaram a morte do e-mail marketing, por várias razões :
🚫Por ser considerado Spam para maioria das pessoas;
🚫Pelo seu uso indiscriminado e não segmentado, e-mail com pura publicidade, às vezes invasivo quando não há a estratégia de permissão de envio antecipada;
🚫Por não acreditar que as pessoas usem tanto assim suas caixas de e-mails, é considerado um método de correspondência antigo;
🚫 Algumas pessoas acreditam que a audiência pode ser mais “cativada” somente através das redes sociais ou no marketing off-line.
Se formos elencar o motivo que faz com que as pessoas desacreditem do e-mail marketing é basicamente porque a maioria das empresas fazem outras coisas que podem ser qualquer coisa… menos e-mail marketing, como por exemplo:
❌E-mail marketing, definitivamente não é spam;
❌Muito menos uma nota pessoal;
❌Nem um meio de comunicação com textão toda semana;
❌Um catálogo de promoções toda semana, também não é e-mail marketing;
❌E nem é um álbum de fotos de produtos.
Sendo assim, não podemos decretar a “morte” do e-mail marketing se pensarmos que o que muitas vezes a pessoa entende por esse tipo de abordagem no marketing digital não condiz com a realidade, ainda mais se pensarmos que até 2023 estima-se que o fluxo de e-mails trocados ultrapasse os 4.4 bilhões.
Qual é a realidade sobre este assunto?
Verdade seja dita: as pessoas não querem e-mails promocionais “disfarçados” de e-mails marketing, pois detestam propaganda aleatória e muito menos não segmentada para seu perfil, é incômodo e acredito que, assim como nós, você também não goste disso.
Assim sendo, o envio de e-mails deve ser realizado conforme o interesse do seu lead, com todo um bom planejamento estruturado segundo a ação dele em seu site, em suas redes sociais e diante de todo o conteúdo sobre sua Software House que você disponibiliza.
É isso que garante que seu conteúdo será correspondido. Por isso, conheça bem seus leads, os interesses deles e suas atitudes antes de enviar qualquer e-mail marketing.
Quais os benefícios alcançados por meio do e-mail marketing para a venda de software?
Como já foi dito antes, o e-mail marketing, quando bem executado, pode trazer inúmeros benefícios para você e sua empresa de softwares. Por exemplo :
1. Mensagens personalizadas
Quando pensamos em e-mail marketing, pensamos em muito mais do que a ideia mencionada anteriormente, ele é para ser informativo e útil em um funil de vendas.
Dessa forma, você oferece informações específicas, entrega artigos, e-books e outros materiais gratuitos ou promoções realmente válidas, como uma promoção de aniversário por exemplo, então desenvolva uma lista de e-mails ativa.
2. Dados
É importante não apenas enviar e-mails como também respondê-los caso estes tenham uma devolutiva do seu lead.
Analisar sempre as métricas de resultados para identificar quais leads são possíveis de converter para a venda. É uma possibilidade que você tem de convidar pessoas para responder aos seus e-mails e, ao final deles, realizar uma interação.
3. Rastreamento
É importante saber em que momento você precisa lançar a campanha de e-mail marketing.
Saber se eles estão sendo abertos, se os títulos estão atraentes o suficiente e se o fluxo de e-mails está fazendo sentido para o nível da jornada de compra em que aquele lead se encontra.
4. Lista de e-mails direcionada
Direcione sua lista de contatos para os produtos de interesse desta lista, pois a segmentação de e-mails é necessária para classificar os usuários de acordo com os gostos da sua audiência.
Assim, como você pode notar, estes são alguns dos motivos pelos quais o e-mail marketing ainda é um importante aliado para sua empresa de software, favorecendo a captação e nutrição dos seus leads. Com as ferramentas certas e a equipe preparada, sua empresa só tem a ganhar com esta modalidade que ainda é muito importante no marketing digital.
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