• Home
  • Serviços
    • Agência
    • Cursos
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
    • Webinars
  • Depoimentos
  • Orçamento
  • Home
  • Serviços
    • Agência
    • Cursos
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
    • Webinars
  • Depoimentos
  • Orçamento
  • (14)99890-5224

O e-mail marketing morreu? Veja aqui a nossa opinião sincera sobre este assunto.

O e-mail surgiu nos anos 1990 com o advento da internet e revolucionou a forma com a qual nos comunicamos.

De lá pra cá, basicamente todas as pessoas que possuem acesso à internet têm ao menos um endereço de e-mail, muitas empresas têm decretado a morte desta ferramenta de comunicação por diversas razões.

Porém, para o Marketing Digital, o e-mail marketing ainda é essencial para a nutrição de leads, conversão e vendas. Confira!

O que é o e-mail marketing?

Antes de falarmos sobre a polêmica do e-mail marketing, vamos nos aprofundar um pouco sobre o que é o e-mail marketing.

O E-mail marketing nada mais é do que uma das estratégias do Marketing Digital.

Essa estratégia baseia-se em e-mails com objetivos definidos, sendo enviados para um determinado grupo de pessoas que vem de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias. O objetivo destes e-mails é atuar na conversão dos leads em clientes da empresa.

Estes tipos de e-mails são um meio direto de comunicação com o seu público, que irá estreitar sua relação com ele, além de nutrir leads e gerar vendas com uma ótima taxa de Retorno sobre o Investimento (ROI).

Porém, o que pode acontecer ainda é que, por muito tempo o e-mail marketing foi considerado sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que ocasionou aversão em pessoas que passaram a ignorar, deletar as mensagens, ou marcá-las como spam, sendo encaminhadas diretamente para a lixeira do correio eletrônico e, por conta disso, até hoje ainda não é visto com bons olhos (erroneamente) por muitos profissionais. 

A tecnologia e as estratégias de Marketing enfim avançaram e, atualmente, viabilizam o uso muito mais efetivo dos e-mails, que chegam para a pessoa que tem interesse naquele conteúdo, com a mensagem certa e na hora certa. 

A polêmica do e-mail marketing.

Há muitas pessoas que já decretaram a morte do e-mail marketing, por várias razões :

🚫Por ser considerado Spam para maioria das pessoas;

🚫Pelo seu uso indiscriminado e não segmentado, e-mail com pura publicidade, às vezes invasivo quando não há a estratégia de permissão de envio antecipada;

🚫Por não acreditar que as pessoas usem tanto assim suas caixas de e-mails, é considerado um método de correspondência antigo;

🚫 Algumas pessoas acreditam que a audiência pode ser mais “cativada” somente através das redes sociais ou no marketing off-line. 

Se formos elencar o motivo que faz com que as pessoas desacreditem do e-mail marketing é basicamente porque a maioria das empresas fazem outras coisas que podem ser qualquer coisa… menos e-mail marketing, como por exemplo: 

❌E-mail marketing, definitivamente não é spam;

❌Muito menos uma nota pessoal;

❌Nem um meio de comunicação com textão toda semana;

❌Um catálogo de promoções toda semana, também não é e-mail marketing;

❌E nem é um álbum de fotos de produtos.

Sendo assim, não podemos decretar a “morte” do e-mail marketing se pensarmos que o que muitas vezes a pessoa entende por esse tipo de abordagem no marketing digital não condiz com a realidade, ainda mais se pensarmos que até 2023 estima-se que o fluxo de e-mails trocados ultrapasse os 4.4 bilhões. 

Qual é a realidade sobre este assunto?

Verdade seja dita: as pessoas não querem e-mails promocionais “disfarçados” de e-mails marketing, pois detestam propaganda aleatória e muito menos não segmentada para seu perfil, é incômodo e acredito que, assim como nós, você também não goste disso.

Assim sendo, o envio de e-mails deve ser realizado conforme o interesse do seu lead, com todo um bom planejamento estruturado segundo a ação dele em seu site, em suas redes sociais e diante de todo o conteúdo sobre sua Software House que você disponibiliza.

É isso que garante que seu conteúdo será correspondido. Por isso, conheça bem seus leads, os interesses deles e suas atitudes antes de enviar qualquer e-mail marketing.

Quais os benefícios alcançados por meio do e-mail marketing para a venda de software?

Como já foi dito antes, o e-mail marketing, quando bem executado, pode trazer inúmeros benefícios para você e sua empresa de softwares. Por exemplo : 

1. Mensagens personalizadas

Quando pensamos em e-mail marketing, pensamos em muito mais do que a ideia mencionada anteriormente, ele é para ser informativo e útil em um funil de vendas.

Dessa forma, você oferece informações específicas, entrega artigos, e-books e outros materiais gratuitos ou promoções realmente válidas, como uma promoção de aniversário por exemplo, então desenvolva uma lista de e-mails ativa.

2. Dados

É importante não apenas enviar e-mails como também respondê-los caso estes tenham uma devolutiva do seu lead.

Analisar sempre as métricas de resultados para identificar quais leads são possíveis de converter para a venda. É uma possibilidade que você tem de convidar pessoas para responder aos seus e-mails e, ao final deles, realizar uma interação.

3. Rastreamento

É importante saber em que momento você precisa lançar a campanha de e-mail marketing.

Saber se eles estão sendo abertos, se os títulos estão atraentes o suficiente e se o fluxo de e-mails está fazendo sentido para o nível da jornada de compra em que aquele lead se encontra.

4. Lista de e-mails direcionada

Direcione sua lista de contatos para os produtos de interesse desta lista, pois a segmentação de e-mails é necessária para classificar os usuários de acordo com os gostos da sua audiência.

Assim, como você pode notar, estes são alguns dos motivos pelos quais o e-mail marketing ainda é um importante aliado para sua empresa de software, favorecendo a captação e nutrição dos seus leads. Com as ferramentas certas e a equipe preparada, sua empresa só tem a ganhar com esta modalidade que ainda é muito importante no marketing digital. 

Nós, do Instituto Marketing, temos todos os mecanismos para que sua software house possa crescer, pois trabalhamos com foco no sucesso do cliente e somos uma agência de marketing digital especializada em Inbound Marketing somente para software houses. Demais, não? 😁

Aqui o e-mail marketing está vivinho da Silva e funcionando de vento em popa para as software houses que são nossos clientes! 

Elaboramos o planejamento do fluxo de e-mails para seus leads, apresentamos os dados dos resultados para te ajudar a traçar mais estratégias para o crescimento de sua empresa, produzimos conteúdos relevantes e atrativos para seus leads despertarem o desejo de adquirir o seu software e muito mais!

Quer saber mais benefícios e serviços que oferecemos para seu negócio crescer? Entenda aqui porque nossos clientes recomendam nossos serviços.

FALE COM NOSSO ESPECIALISTA

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

  • email marketing para empresas de software
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
PrevPreviousO aumento de casas desenvolvedoras de software na pandemia: saiba como destacar a sua marca frente a tanta concorrência!
NextQuem é Edson Gonçalves? CEO da principal agência de marketing digital do Brasil para empresas de software.Next

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

ÚLTIMOS POSTS

automação de marketing e vendas

Os 5 pilares da automação de marketing e vendas para software house

Como vender software na era da inteligência artificial

Como vender software na era da inteligência artificial

Tráfego Pago Para Vender Software: Entenda Passo a Passo Como Fazer

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Copyright © 2024 – Instituto Marketing – Todos os direitos reservados.

Siga-nos!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Instituto Marketing a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Politíca de Privacidade
ENTENDI E ACEITO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR