Você sabe o que é Funil de Vendas? Ou já ouviu falar no termo?
O Funil de vendas é uma estratégia muito utilizada por empresas que buscam conhecer toda a jornada do lead até ele tornar-se um cliente.
É um conceito bem simples e que se bem aplicado pode ter um grande impacto nas vendas da sua empresa.
Ou seja, não ter um funil de vendas bem definido e estruturado pode fazer com que a sua empresa de software house esteja perdendo clientes potenciais e vendas!
Mas calma! Pensando nisso, elaboramos um artigo com dicas essenciais e com tudo o que precisa saber para entender melhor o conceito de funil de vendas, a importância dele para sua empresa, e quais são as fases do funil. Boa leitura!
✏ Conceito de funil de vendas
Funil de vendas é uma estratégia de inbound marketing na qual se busca conhecer, entender, conduzir e acompanhar desde o primeiro contato do cliente potencial até a finalização da venda.
Ou seja, é o processo de delinear todo o caminho percorrido pelo cliente!
E para isso, o funil de vendas é dividido em três etapas, sendo: topo (top of the funnel), meio (middle of the funnel) e fundo do funil (bottom of the funnel), elas são necessárias para converter cada vez mais leads em cliente.
No topo do funil, ou ToFu, é quando o cliente descobre a sua necessidade e está em busca de aprender e saber mais sobre ela. No meio do funil, ou MoFu, nessa fase é reconhecido o problema e o lead busca a solução, e por último, fundo do funil, ou BoFu, é quando a decisão foi tomada e a compra finalizada tornando o lead em um novo cliente para a sua empresa de software house.
✏ Veja a diferença entre funil de vendas e funil de marketing
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que vendas e marketing são setores, quase sempre, separados dentro de uma empresa.
Todavia, cada vez mais esses setores estão se unindo para otimizar e potencializar a conversão de leads em clientes, por isso que muitas vezes há uma certa confusão quando se trata dos conceitos de funil de vendas e funil de marketing.
O funil de marketing está relacionado ao inbound marketing, gerando visibilidade e nutrindo o cliente potencial até que esteja preparado para compra, e normalmente trabalha no topo do funil de vendas. Já o funil de vendas, começa a trabalhar a partir desse ponto para garantir a conversão de leads.
São conceitos que cada vez mais se integram, assim como os setores, de modo geral, ambos têm como foco o cliente.
✏ Entenda a importância do funil de vendas para as estratégias de sua software house
Como já foi dito, o funil de vendas é dividido em etapas e cada uma dessas etapas é extremamente importante, pois elas devem ser muito bem otimizadas para converter cada vez mais leads. Ou seja, é preciso saber o que cada estágio precisa melhorar e saber qual a sua empresa de software house pode estar falhando.
Ter um funil de vendas bem definido em sua empresa pode trazer diversos benefícios, tais como:
💡 Previsão de resultados: sabemos que o funil são etapas pela qual o cliente irá passar, e monitorar isso permite prever quais serão os resultados e o que pode ser feito para potencializar essa conversão;
💡 Produtividade: a partir da identificação das dificuldades fica muito mais fácil saber quais estratégias devem ser tomadas para aumentar a produtividade das vendas e quais as melhores estratégias de marketing;
💡 Oportunidades e feedback: tendo o funil bem estruturado, sua software house pode acompanhar em tempo real o passo a passo dos leads, além disso, ter um feedback sobre os serviços e produtos e adequar melhor às necessidades dos mesmos.
Reforçando, o funil de vendas é importante pois permite ter vantagens sobre a sua concorrência e converter com mais empenho seus leads em clientes para sua empresa de software.
✏ Confira cada fase do funil de vendas
Agora que sabemos porque é tão importante ter um funil de vendas bem estruturado, explicaremos como cada fase funciona e como elas podem potencializar a conversão.
E aqui dividiremos em cinco fases, anote aí!
✔ Primeira Fase ou Fase de Aprendizado: é onde ocorre a primeira interação do lead com a sua empresa, é também quando ele começa a ter uma maior consciência sobre o que sua software house tem de diferente e o que ela pode oferecer. Isso pode ocorrer de diversas maneiras, seja porque buscou no google ou um post compartilhado nas redes sociais.
✔ Fase de interesse do lead: aqui sua empresa conseguiu chamar a atenção do cliente para o problema, isso significa que nesta etapa é importante para convencê-lo que tem esta necessidade, é real e que precisa ser solucionada, a partir de um relacionamento de confiança entre você e o seu lead.
✔ Fase da formulação do Unique Selling Point (USP): é nesta fase que o cliente potencial deve ter você como opção para finalizar a compra. E para isso é importante ter um ponto de venda exclusivo, ou seja, um meio ao qual o cliente poderá finalizar a compra do seu produto ou serviço.
✔ Fase da Decisão: nesta etapa o cliente já sabe qual o produto e serviço que ele precisa para solucionar o problema, e pode estar considerando outras empresas, além da sua, por isso é importante mostrar qual é o seu diferencial e quais os benefícios dele ao escolher a sua software house.
✔ Fase Final: Ação, esta etapa é a decisão final do lead, ele está pronto para finalizar a compra, e uma forma de fazê-lo escolher a sua software house ao invés de outra, é oferecer uma demonstração do seu serviço e produto, com certeza, será o empurrãozinho final para convencê-lo a fechar o negócio com a sua empresa!
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Dito isto, ressaltamos que é importante saber como organizar o funil de vendas da sua empresa de software house, para alcançar resultados que sejam reais, previsíveis e escaláveis.
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